Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Curitiba

Conferência irá compartilhar sistemas embarcados

Redação - Folha de Londrina
03 nov 2003 às 15:27

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Conferência Internacional Software Livre Brasil, que acontece na próxima quarta-feira, em Curitiba, terá como destaque a liberdade de escolha dos usuários em relação à plataformas tecnológicas.

O evento reunirá vários expoentes do movimento de software livre no Brasil e no mundo e contará com patrocínio de várias empresas, inclusive da Microsoft, que demonstrará sua estratégia de compartilhamento de código e de sistemas embarcados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Marcos Mazoni, presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), que promove a conferência, acredita que a discussão sobre software livre tem que ser aberta a todos os interessados: "Nossa luta e pela liberdade plena, não por meia liberdade. Se a Microsoft quer vir e dar sua opinião, que venha. O evento é para todos que queiram discutir software livre", diz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ataque em Cambé

Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná

Imagem de destaque
Veja seu local

Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo

Imagem de destaque
Empurrava bicicleta

Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário


Esta não é a primeira vez que a Microsoft atua como patrocinadora e palestrante de um evento ligado ao mundo do software livre. A empresa já havia marcado presença em eventos como a Linux World 2002, nos EUA, e a III Jornadas Regionales de Software Livre, no Uruguai.

Publicidade


"A presença da Microsoft não é uma ameaça, mas uma oportunidade de mostrar que os profissionais do software livre e as soluções que eles apresentam estão maduros para o mercado", explica Denis Galvão, um dos coordenadores do Movimento Software Livre Paraná.


A Microsoft terá três palestras no encontro. No estande, haverá demonstrações de novos produtos e tecnologias disponíveis ao mercado, como na área de mobilidade.

Publicidade


Alexandre Pesserl, vice-presidente da Associação Brasileira de Direitos e Tecnologia da Informação (ABDTI), com sede em Curitiba, destaca que a companhia contribuirá para a conferência atraindo o público corporativo. "Temos que tirar proveito da situação e mostrar as vantagens do software livre", diz.


Segundo o coordenador do temário da conferência, Cesar Brod, o evento tem espaço aberto para empresas que queiram levar sua mensagem ao público técnico e interessado em Microsoft participará como um dos palestrantes e patrocinadores. "Acredito que não há problemas em viabilizar um evento sobre software livre com recursos da Microsoft", afirma.

Publicidade


A Oracle também está entre os patrocinadores e terá uma palestra durante a conferência.


São esperadas algumas das maiores estrelas internacionais do software livre, como o pioneiro criador do Projeto GNU e presidente da Free Software Foundation, Richard Stallman, e o diretor-executivo da Gnome Foundation, Timothy Ney.

Publicidade


Entre os palestrantes brasileiros, estarão o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Sérgio Amadeu; o CTO da Conectiva, Arnaldo Carvalho de Melo; e o gerente de estratégia de mercado da Microsoft, Eduardo Campos de Oliveira.


A expectativa é de reunir cerca de dois mil participantes em palestras e painéis onde serão discutidas experiências com software livre na administração pública, em projetos de inclusão de inclusão digital e em universidades, além de cases na iniciativa privada no Brasil.

Publicidade


A I Conferência Internacional de Software Livre será realizada nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em Curitiba.


O evento acontece no Centro de Treinamento da Brasil Telecom, Rua Felício Laskoski, s/n, Campo Comprido, Curitiba. As inscrições podem ser feitas pelo endereço http://www.softwarelivrebrasil.pr.gov.br


Os debates não serão apenas para iniciados e haverá palestras para os que estão entrando agora no mundo do software livre ou querem conhecê-lo.

Fonte: Agência Estadual de Notícias


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo