O governo do Paraná consolidou nesta terça-feira (25) acordo para sediar uma das maiores conferencias de meio ambiente do planeta, A 8ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8) e 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP3) serão realizadas em março de 2006.
Um momento histórico para o Estado e para o Brasil. A Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) é resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada em 1992. A Convenção é o principal fórum mundial na definição do marco legal e político para temas e questões relacionadas a biodiversidade.
O documento foi assinado durante a Escola de Governo e determina o plano de trabalho e as atividades que serão executadas pelos governos municipal, estadual e federal. Entre as responsabilidades do governo do estado está a organização de visitas técnicas e turísticas de interesse dos delegados de cada evento e a capacitação dos profissionais envolvidos. A segurança da convenção também fica a cargo do Estado. O Ministério do Meio Ambiente deverá investir cerca de R$5,5 milhões na Conferência, além da contrapartida do estado e município.
Leia mais:
Do CEEBJA à universidade: idosos de Londrina comemoram vaga no ensino superior
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
A COP8 será realizada entre os dias 20 a 31 de março e a MOP3 será realizada entre os dias 13 a 17 de março, outros 40 eventos paralelos estão sendo montados e incluem visitas a Unidades de Conservação e apresentações. A expectativa é que estejam presentes 45 ministros de meio ambiente e público de 12 mil a 15 mil pessoas durante o mês.