A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) lança nesta terça-feira (8), por meio das plataformas digitais do Governo do Paraná e do site Paraná Rosa, o Desafio 21 Dias.
A iniciativa busca conscientizar a população sobre os fatores de risco associados a diversos tipos de câncer e doenças crônicas, além de incentivar a reflexão para a mudança, de modo a promover hábitos saudáveis que contribuam para o bem-estar físico e mental.
Neste ano de 2024, o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama e 17.010 de câncer do colo do útero. No Paraná, as estimativas são de 3.650 e 790 casos, respectivamente.
Leia mais:
Homem que entrou atirando em bar de Ibiporã é condenado por três mortes e duas tentativas de homicídio
Chuva do fim de semana supera em até 84% a média mensal em regiões do Paraná
Morador de Paranaguá ganha prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Estudos indicam que entre 80% e 90% dos casos de câncer estão relacionados a fatores externos e podem ser prevenidos. Por isso, a adoção de modos de vida mais saudáveis e a redução da exposição a substâncias cancerígenas são fundamentais para a prevenção.
"Sabemos que a prevenção é a melhor maneira de cuidar da nossa saúde. Com atitudes e mudanças na rotina diária, como manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regularmente, podemos reduzir significativamente os riscos de doenças graves, como o câncer", afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.
"Por isso, faço um convite especial a toda a população, principalmente às mulheres, para que aproveitem essa oportunidade e participem do Desafio dos 21 Dias", acrescentou Neves.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: