Será instalado oficialmente no Estado entre os dias 20 e 24 de novembro o Conselho dos Direitos Humanos do Paraná. Uma reunião, hoje, em Curitiba, com os 16 membros da comissão, criada através de decreto do governador Jaime Lerner (PFL) há um mês começou a definir a pauta de prioridades.
Entre essas ações está o investimento na educação da sociedade através de conferências e palestras, além de servir como veículo para o encaminhamento de denúncias.
O secretário da Justiça, Pretextato Taborda acredita que a implantação do conselho servirá como um canal de difusão dos direitos humanos. ""Iremos incentivar também a criação dos conselhos municipais e dessa forma realizar um efeito multiplicador dos direitos humanos"".
Leia mais:
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
Menina de 12 anos anda 3 km para tentar salvar o pai após acidente no Paraná
Na opinião do coordenador da Comissão Pastoral da Terra, Darci Frigo, o ideal será que o conselho atue de forma preventiva para evitar os casos de violência.
Entre as entidades representadas no conselho estão organizações não-governamentais, movimentos ligados aos direitos humanos, pastorais da terra e carcerária, associações culturais, políticos e representantes do ministério público.