Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ambiente e saúde

Contaminação de água: município pode decretar emergência

Redação Bonde
02 jun 2009 às 13:50
Água do manancial do Jardim Higienópolis foi contaminada por comubstível; suspeita é que posto tenha deixado vazar óleo diesel - Divulgação/Prefeitura MCRondon
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, distante 90 quilômetros de Cascavel, no oeste do Paraná, deve decretar estado de emergência para tentar resolver um grave problema ambiental e de saúde pública no município: a contaminação com derivados de petróleo de um dos principais mananciais de água, responsável por 20% do abastecimento da cidade. A mina produziria cerca de 90 mil litros por hora de água.

A contaminação foi descoberta há uma semana e técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (Iap) fizeram coleta de material para análise de qual produto especificamente foi despejado no manancial, que fica no Jardim Higienópolis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A assessoria de imprensa da prefeitura informa que a suspeita é de um vazamento de óleo diesel. Informações da Rádio CBN Cascavel dão conta de que um posto de combustível nas proximidades do manancial está sendo investigado como responsável pelo desastre ambiental.

Leia mais:

Imagem de destaque
Região

Colisão de caminhonete, duas motos e carro deixa um morto e dois feridos em Rondon

Imagem de destaque
Noroeste

Motociclista morre em colisão frontal contra carro em Cruzeiro do Oeste

Imagem de destaque
Noroeste

Colisão frontal de caminhonete e motocicleta deixa um morto em Araruna

Imagem de destaque
Análise

Foco em reduzir perdas e cidade plana explicam Maringá no topo do saneamento


O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), João Marcos Gomes, não descarta o risco de desabastecimento. Ele disse que foram feitas barreiras de contenção e que a água contaminada não chegou às casas.


Segundo ele, a decretação do estado de emergência é importante porque o município teria acesso mais rápido a financiamentos para adquirir equipamentos que pudessem despoluir o manancial e também auxílio financeiro, em caso de desabastecimento.

A população de Rondon, segundo dados da prefeitura, é de aproximadamente 44,5 mil moradores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade