Será inaugurado oficialmente nesta terça-feira o Contorno Sul, obra iniciada em 1996 e que consumiu cerca de R$ 24,6 milhões. A estrada tem 14,6 quilômetros de extensão e liga a BR-277 com a BR-116 sentido Sul, percorrendo a Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O Contorno Sul é o primeiro dos três trechos do Anel Rodoviário de Curitiba a ficar pronto, mas só vai melhorar efetivamente o trânsito na área urbana quando estiver ligado com o Contorno Leste.
O Contorno Leste, que também está a cargo do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT, antigo DNER) está com 98% dos 45 quilômetros de extensão prontos e deve ser entregue no início de setembro. O trecho vai ligar o Contorno Sul com a BR-116 sentido Norte. Os dois contornos vão fazer um semi-elo de 60 quilômetros para o qual vai convergir o trânsito de seis troncos de rodovias federais que passam pela Região Metropolitana de Curitiba.
A expectativa do DNIT é que o semi-elo desafogue quase que totalmente o perímetro urbano da BR-116. Em horários de pico, leva-se cerca de uma hora para atravessar um trecho de 22 quilômetros. Segundo o DNIT, diariamente passam pela 116 urbana 62 mil veículos, dos quais 60% são de carga pesada. Estão sendo investidos R$ 150 milhões no Contorno Leste.
Leia mais:
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
*Leia mais na edição desta terça-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.