Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inovação

Copel abre inscrição para programa de aceleração de startups

AEN
06 dez 2018 às 11:51

Compartilhar notícia

- AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Copel abriu nesta quarta-feira (5) as inscrições para o programa de aceleração de startups Copel+. Baseado no conceito de inovação aberta, o programa vai abraçar projetos de estudantes universitários para a criação de soluções para o mercado de energia.


O objetivo do Copel+ é fomentar iniciativas para os desafios do setor elétrico, provendo formação aos futuros empreendedores, com metodologia de ensino e estrutura para prototipagem de ideias e inserção de mercado - ou seja, aceleração para as startups que já possuem seu MVP (mínimo produto viável). Os melhores projetos terão acesso a um fundo de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de até R$ 10 milhões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Ideias inovadoras, com potencial para reinventar o setor elétrico, é o que buscamos ao abrir as portas da Copel para jovens empreendedores que já têm a inovação correndo nas veias", explica o diretor da Copel Distribuição, Antonio Guetter. "O Copel+ buscará explorar as oportunidades de mercado decorrentes do crescimento das fontes limpas de geração e das novas tecnologias para gerar e transportar a eletricidade, que estão revolucionando o modo como usamos e compartilhamos a energia", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


Parcerias

Publicidade


Formatado como um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), sob regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Copel+ conta com a parceria da PUCPR e do Sistema Fiep, que cederão os laboratórios e profissionais necessários para implementar a metodologia de educação empreendedora junto aos estudantes selecionados.


"Como diz-se no mundo das startups, vamos ‘co-criar’ as melhores iniciativas para os desafios do setor elétrico e inovar juntos nesse mercado promissor, provendo formação a estudantes que desejam empreender, com estrutura para prototipar ideias e acelerar as startups com melhor potencial de mercado", completa Guetter.

Publicidade


Eliminatórias


Para participar do Copel+, não é preciso ter uma ideia, nem um time. Eles poderão ser montados ao longo do programa, que é dividido em três fases eliminatórias.

Publicidade


Assim que se inscreve, o estudante ganha acesso à plataforma digital do programa, onde percorrerá um caminho de aprendizado de métodos e técnicas para gerar ideias e desenvolver conceitos, validar propostas e transformar produtos em inovações. O objetivo é estruturar uma startup completa com a ajuda da plataforma.


Ao final de cada etapa, a Copel selecionará startups que possam se beneficiar de projetos de pesquisa nos moldes do programa P&D da Aneel. Para as startups finalistas será apresentada a forma de acesso a um fundo de pesquisa e desenvolvimento, no valor total de R$ 10 milhões. A Copel ensinará a startup a montar um projeto de pesquisa e auxiliará na busca por institutos de ciência e tecnologia interessados em ser parceiros tecnológicos.

Publicidade


As inscrições vão até 31 de março de 2019, e podem ser feitas pelo site da Copel.

Aprendizado


O Copel+ surgiu do projeto de P&D "Aprendizagem Organizacional em Ecossistemas de Inovação Aberta", formatado pela Copel em parceria com a PUCPR e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PR), vinculado ao Sistema Fiep.


Por isso, ao longo do processo de desenvolvimento do Copel+, uma série de iniciativas têm tomado corpo. Oficinas de cocriação, baseadas na metodologia de design thinking, estão sendo aplicadas pelos pesquisadores envolvidos no programa junto ao público interno. Com isso, a ideia de fomentar a cultura de startups vem se espalhando pela Companhia e os resultados já podem ser vistos na forma como muitas equipes conduzem seus trabalhos.

"Se para os estudantes o programa significa aprender e empreender, para a Copel é uma mudança na cultura empresarial, já que a inovação aberta traz a possibilidade de intercâmbio de conhecimento, desenvolvimento de novas habilidades de trabalho e mudança de mentalidade em relação ao mercado", explica Marcos Henrique Camillo, coordenador do Programa Copel+.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo