Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Contas virão...

Copel alerta que a leitura de consumo de energia será normal durante o isolamento

AEN - PR
13 abr 2020 às 10:53

Compartilhar notícia

- Copel/AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Desde o início da pandemia, a Copel tem adotado medidas para evitar a disseminação do coronavírus. Grande parte dos trabalhos administrativos está sendo feita em home office, mas os profissionais de linha de frente continuam em campo, incluindo os leituristas, que garantem a medição do valor correto da fatura.

Por isso, é importante saber como funciona o sistema de cobrança do consumo de energia em tempos de distanciamento social.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos imóveis onde o medidor de energia elétrica está do lado de fora, de fácil acesso, a leitura está sendo feita como sempre foi, pois o leiturista não precisa interagir com ninguém.

Leia mais:

Imagem de destaque
O golpe tá aí...

Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'

Imagem de destaque
Em 177 colégios

No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta

Imagem de destaque
Pedido não foi acatado

Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega

Imagem de destaque
Edição 2025

Unespar aplica provas do vestibular neste domingo


Entretanto, há imóveis onde o medidor está instalado na área interna. Nesses casos, o proprietário escolhe se permite ou não a entrada do leiturista. Se a entrada for liberada, nossos profissionais seguem todas as medidas de segurança, como distanciamento de outras pessoas e uso de álcool em gel.

Publicidade


Alternativas


Quando não for possível que o leiturista tenha acesso ao medidor, a cobrança será feita pela média do consumo do imóvel nos últimos 12 meses. Eventuais diferenças entre o consumo faturado e o realizado serão acertadas no mês seguinte, ou na próxima leitura realizada efetivamente.

Publicidade


O próprio consumidor também pode informar a leitura do seu medidor para a Copel, tomando o cuidado de fazê-lo entre 3 e 5 dias úteis antes da data prevista para a próxima leitura, informada na sua conta de luz.


Como fazer a leitura

Publicidade


Existem três tipos de medidores: de ponteiros, ciclométricos e digitais. Nos medidores de ponteiros, existem 4 ou 5 ponteiros. Basta verificar e anotar, da esquerda para a direita, o número que cada um marca.


Caso ele esteja entre dois números, o consumidor deve anotar o menor. Esse procedimento está bem explicado e ilustrado no verso das faturas de energia e também no site www.copel.com. Para os medidores ciclométricos e digitais, é só anotar os números exibidos.

Publicidade


Depois de feita a leitura, o consumidor deve informar esse dado à Copel e isso pode ser feito pelo aplicativo da Copel (Copel Mobile), no site copel.com ou pelo 0800 51 00 116, na opção 5. Também é necessário informar o número da unidade consumidora, que é a identificação do consumidor e aparece em amarelo, no cabeçalho da conta de luz.


Fatura digital


Clientes da área rural e aqueles atendidos em alta tensão irão receber as próximas faturas de energia por e-mail ou SMS. A alteração está sendo comunicada diretamente aos consumidores por esses canais (e-mail e SMS) e é válida por 90 dias, atendendo à determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) do último dia 24.

Para receber a fatura digital, é importante estar com o cadastro atualizado junto à Copel, o que pode ser feito através da agência virtual ou pelo aplicativo Copel Mobile.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo