A Copel suspende o fornecimento de energia elétrica às ilhas do Mel, Superagui e das Peças durante 24 horas a partir da manhã desta terça-feira. O cabo submarino de fornecimento de energia será desligado para ampliação em mais 300 metros. Segundo técnicos da Copel, o avanço do mar sobre a faixa de areia deixa submerso, em dias de mará alta, o ponto de conexão com a linha de alta tensão.
Quando a maré sobe muito, o poste onde é feito o ponto de conexão cai e corta o fornecimento de energia para as ilhas. "Já houve feriado em que mais de cinco mil pessoas ficaram sem luz elétrica na ilha devido aos problemas no cabo submarino", diz o secretário da associação dos comerciantes da Ilha do Mel, Gilberto Espinoza.
O poste de conexão será recuado até a calçada da Avenida Beira Mar. Outros seis postes encravados na praia que sustentam a linha até o ponto de conexão também serão removidos.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
A operação está programada para ocorrer inclusive durante a madrugada. Além da emenda dos condutores de energia, os feixes de fibra ótica também serão emendados. "É melhor que esse trabalho seja feito agora, em baixa temporada, do que nas próximas semanas, quando teremos muitos veranistas na ilha", opina Espinoza, que é proprietário de uma pousada no local.