A etapa municipal da Conferência das Cidades será aberta às 19 horas desta sexta-feira, no Teatro da Reitoria, em Curitiba, e prossegue no sábado, no Colégio Estadual do Paraná.
O evento é promovido por dezenas de entidades, entre representantes dos movimentos sociais e populares, organizações não-governamentais, sindicatos e órgãos vinculados à administração pública. Cerca de 500 participantes são esperados.
Entre os objetivos da conferência estão identificar os principais problemas da cidade, avaliar as leis vigentes e os programas nas áreas de habitação, saneamento, trânsito e transporte e facilitar a participação popular na elaboração e implementação das diversas políticas públicas.
Leia mais:
Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
"As cidades precisam de políticas públicas transversais, que perpassem as diferentes áreas da administração pública", diz o vereador Adenival Gomes (PT). "O processo de realização das conferências das cidades deve mudar a forma de gestão das cidades, principalmente quanto à transparência e à fiscalização do uso dos recursos públicos".
Das 399 cidades paranaenses, 362 já convocaram suas conferências municipais. O próximo passo é a Conferência Estadual das Cidades, que será em setembro, em Foz do Iguaçu, com a participação de mais de mil delegados, escolhidos em todas as regiões do Paraná.
Em outubro, é a vez da Conferência Nacional das Cidades, que será em Brasília e terá como tema "A Cidade para Todos".
Serviço:
Pessoas ou entidades interessadas em participar da Conferência das Cidades podem obter informações através dos telefones (41) 232-4660 ou 310-2728, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo site www.coopere.net/observatorio.
A ficha de inscrição está disponível na internet, mas também serão aceitas inscrições no início do evento.