Os motoristas de Curitiba estão sendo convidados a deixar seus veículos na garagem nesta sexta-feira (22), quando será comemorado o Dia Sem Carro. Esta é a principal manifestação paranaense para marcar a Semana Nacional do Trânsito.
A capital paranaense conta atualmente com uma população de 1,7 milhão de pessoas e uma frota que se aproxima dos 960 mil veículos. Esse número, de acordo com o Departamento de Trânsito (Detran), cresce a uma média de 6% ao ano.
Segundo a Agência Brasil, nas principais ruas do centro da cidade haverá pontos de orientação, onde os motoristas que não deixaram o carro na garagem serão abordados por agentes de trânsito e receberão informações sobre o uso racional do automóvel.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Essa será a segunda vez em que a capital paranaense vai aderir à Jornada Internacional do Dia Sem Carro. Em 2003, cerca de 50 ruas foram fechadas para o trânsito. A Prefeitura constatou uma redução de 42% no fluxo de veículos e, conseqüentemente, na emissão de poluentes como o gás carbônico. O Dia Sem Carro ocorre anualmente em 22 de setembro, Dia Mundial do Pedestre.
Segundo o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Irineu Ozires Cunha, desde o início do ano foram registrados no país cerca de 350 mil acidentes, que mataram 30 mil pessoas e deixaram 450 mil gravemente feridas, incluindo aquelas que ficaram com seqüelas, algumas irreversíveis.