Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Reconhecimento

Assaí e Curitiba estão no top 7 das comunidades mais inteligentes do mundo

AEN
19 jun 2024 às 15:06
- Lis Sayuri
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O IFC (Fórum de Comunidades Inteligentes do Canadá) publicou nesta quarta-feira (19) o ranking TOP7, que inclui as sete comunidades mais inteligentes do mundo. Curitiba e Assaí, no Norte Pioneiro, integram a lista ao lado de Coral Gables (EUA), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Hilliard (EUA) e Yunlin (Taiwan).


Em fevereiro, as duas cidades paranaenses já tinham se classificado no ranking Smart21, lista com as 21 cidades mais inteligentes do mundo, que também incluía o município de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Agora, Curitiba e Assaí avançam para a última etapa da premiação, que acontece em novembro, em Barcelona, na Espanha, onde será anunciada a vencedora de 2024.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sediada no Canadá, o IFC é uma organização científica sem fins lucrativos dedicada à pesquisa de políticas de comunidades inteligentes. O foco é envolver todo o ecossistema da cidade, visando a criação de empregos e o desenvolvimento econômico sustentável.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crime de estupro

Dois homens condenados por crimes sexuais são presos em Campo Mourão

Imagem de destaque
Crime ocorreu em 2017

Homem condenado por estuprar a própria neta é preso em Maringá

Imagem de destaque
24,2% inadimplentes

75,8% dos veículos tributados já pagaram IPVA de 2024; veja como regularizar

Imagem de destaque
Atenção!

Apagão cibernético atinge sistema tributário da prefeitura de Rolândia


"Um único Estado ter duas cidades entre as sete mais inteligentes do mundo, na premiação mais importante no quesito cidades inteligentes, é uma honra para nós. Isso demonstra que o Paraná está realizando um trabalho sério, não apenas na capital, mas também no interior", afirma o secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Alex Canziani.

Publicidade


"Hoje, a inovação é um dos principais geradores de renda e desenvolvimento do mundo e nosso Estado prova, a cada ano, porque é o mais inovador do Brasil", complementa.


Curitiba se classificou na lista dos TOP7 pelo quarto ano consecutivo, sendo a pioneira entre as cidades da América do Sul. Em 2023 também foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo pelo Smart City Award. Para o prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, a classificação é resultado do trabalho constante que vem sendo realizado na cidade. “A classificação reafirma o status de Curitiba como destaque mundial quando o assunto é inovação e tecnologia”, afirma.

Publicidade


Já Assaí, que tem 13.797 habitantes segundo o Censo do IBGE, aparece pela primeira vez no ranking das sete comunidades mais inteligentes da IFC.


Segundo o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Assaí, Igor Oliveira, a classificação é um marco histórico para o município. “É um momento emblemático, porque mostra uma acreditação para as cidades pequenas, já que até então só a Capital conseguia se classificar. Agora, a gente consegue fazer esse ato disruptivo de uma cidade de menos de 15 mil habitantes passar entre as comunidades mais inteligentes do mundo e se tornar um exemplo para outras cidades pequenas no Paraná e no mundo”, comemora.


No início de junho, as duas cidades também foram destaque na etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Ambas foram premiadas pelas boas práticas de gestão pública em ambientes de negócios para micro e pequenas empresas. Curitiba foi a vencedora na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o projeto Curitiba Cidade Sustentável. Assaí ganhou o troféu da categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Assaí Tech – Empreendedorismo do Infantil ao Primeiro Emprego.


O Paraná foi o único estado a ter dois vencedores entre as dez categorias.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade