Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta quinta-feira

Curitiba faz 319 anos e se prepara para revitalização

Agência Estado
29 mar 2012 às 10:38

Compartilhar notícia

- Luiz Costa/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao completar 319 anos nesta quinta-feira, Curitiba prepara-se para ser revitalizada. A proposta apresentada em conjunto pela prefeitura e pelo governo do Estado como parte das comemorações prevê investimentos de R$ 23,5 milhões para o Plano de Renovação Urbana, que privilegiará seis ruas, tanto em bairros quanto no centro da cidade, e que também tem como interesse deixar Curitiba mais agradável para os visitantes que vierem em função da Copa do Mundo. "Estas obras vão melhorar a fluidez, segurança no trânsito, favorecer a circulação de pedestres, beneficiar o comércio existente nesses locais e deixar a cidade mais bonita", afirmou o prefeito Luciano Ducci (PSB).

O objetivo é trocar o pavimento das ruas, colocar calçadas novas, melhorar a iluminação e levar novo paisagismo. "A mensagem é bastante clara: queremos mais segurança no trânsito, conforto para o pedestre e estímulo para que as pessoas usem mais as ruas a pé e que haja segurança à noite", reforçou Ducci. Receberão as melhorias as ruas São Francisco, Carlos de Carvalho, Augusto Stresser, Fagundes Varela, Padre Ladislau Kula e a Avenida Batel. "A cidade que vai emergir desse grande investimento é uma Curitiba moderna", continuou o prefeito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as obras, as que devem ficar mais visíveis são aquelas no Centro Histórico da cidade, que fazem parte do programa Novo Centro. Da mesma forma que já foi revitalizada a Rua Riachuelo, agora a São Francisco receberá alargamento das calçadas de 2 metros para 3,5 metros, privilegiando o comércio local. Também no centro, a Rua Carlos de Carvalho terá um visual mais limpo, com parte dos cabos transferidos para o subsolo e uma redução naqueles que continuarão aéreos. Calçadas mais largas estão previstas no local para permitir que comerciantes do ramo de gastronomia coloquem sobre elas mesas e cadeiras. A Avenida Batel, uma das mais frequentadas nas noites, ganhará piso iluminado na calçada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


Turismo


A cidade também passa a oferecer um novo passeio turístico a partir do aniversário de 319 anos. O Instituto Municipal de Turismo e a Fundação Cultural de Curitiba elaboraram o mapa Curta Curitiba a Pé, com três opções de passeios pela região central. O objetivo é levar o caminhante a descobrir curiosidades e aproveitar melhor o comércio e serviços. O mapa será distribuído nos dez Postos de Informação Turística e traz texto de Maí Nascimento Mendonça sobre parte da história da cidade fundada em 1693.

O Roteiro Principal destaca o passado, com indicação de 39 prédios e pontos históricos. Entre eles, a fachada da primeira farmácia, instalada em 1857 pelo imigrante alemão Augusto Stellfeld na Praça Tiradentes, e o prédio art-nouveau na Rua 15 de Novembro, que hoje abriga as Lojas Marisa. A proposta do Roteiro Alternativo é apresentar a diversidade cultural e étnica, destacando-se a Universidade Federal do Paraná, que neste ano comemora o centenário. Por fim, o Roteiro Gastronômico leva o caminhante a bares, restaurantes e confeitarias, alguns com mais de 50 anos de tradição.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo