Começou a funcionar nesta sexta-feira o primeiro Centro de Competência de Software em XML do Brasil na capital paranaense. O anúncio foi feito no auditório do Cietep, onde estavam reunidos também 150 profissionais e especialistas. A partir de junho, o treinamento dos profissionais em XML será feito nas instalações da Rua Ébano Pereira, 477.
As ações desenvolvidas neste primeiro centro em Curitiba, segundo o diretor de estratégia.NET da Microsoft do Brasil, Marcos Pinedo, serão expandidas para todo o mundo. Numa primeira fase, o treinamento vai formar os futuros treinadores que vão levar o conhecimento às universidades e aos projetos dentro de empresas para a transição ao XML.
"A segunda fase será a continuidade e a criação de empresas incubadas com plataformas antigas que receberão o XML", informou a gerente do segmento acadêmico da Microsoft.NET, Márcia Teixeira. Inicialmente, serão cinco cursos, com turmas de 10 pessoas, que deverão estar formados em cerca de dois meses.
Leia mais:
Prefeitura de Apucarana faz limpeza em escolas atingidas pela chuva
Pé-de-Meia: 135,3 mil estudantes são beneficiados no Paraná
Assembleia Legislativa recebe oito mil sugestões de paranaenses para orçamento
Inmet emite alerta de tempestade que inclui Paraná até quarta-feira
O diretor da Microsoft no Brasil, Rodrigo Costa, explicou que, com este centro, Curitiba vai liderar o desenvolvimento de soluções para as empresas que vão desenvolver a nova linguagem. "Este é um dos mais importantes eventos da Microsoft no Brasil", afirmou.
Curitiba é a primeira entre 12 localidades no Brasil que, em três anos, vão receber centros de treinamento em XML – Extensible Markup Language – um novo padrão de linguagem aberta que permite a comunicação entre diferentes computadores e aparelhos portáteis. O objetivo é popularizar a nova linguagem e facilitar a intergração entre os bancos de dados de empresas, corporações e órgãos públicos.