Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Curitiba ganha novo selo fonográfico

Simone Mattos - Folha do Paraná
12 abr 2001 às 09:48

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A banda curitibana The Soulution, vencedora do concurso Heineken Blues realizado no ano passado, será a primeira a se beneficiar do recém-lançado selo fonográfico das Faculdades Curitiba. Com um investimento de US$ 100 mil, o novo estúdio deverá gravar anualmente cerca de 20 discos de artistas locais.

Para as faculdades o principal foco é o ensino, já que o estúdio será usado para aulas práticas e teóricas dos alunos do curso de Publicidade e Propaganda. "Temos a intenção de começar a formar uma nova geração que possa atuar no mercado fonográfico de Curitiba, que é hoje deficitário", explica o idealizador do selo e coordenador do curso de Comunicação, José Nachreiner Júnior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Innevitavelmente, além dos alunos, bandas e cantores locais serão beneficiados com tal iniciativa. Segundo Nachreiner, eles poderão gravar seus discos a custos 60% menores do que os praticados pelo mercado. "Nosso objetivo não é lucrar com o estúdio, precisamos apenas cobrir as despesas", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Dentro dos próximos dias, a instituição lançará um edital aos interessados nas gravações. Os artistas serão selecionados por um conselho curador formado por músicos de várias vertentes. "Queremos representantes do erudito, do pop e do rock nesta comissão", afirma Nachreiner.

Publicidade


Segundo o diretor musical da banda The Solution, Ricardo Melchior, o disco deverá ter entre 12 e 14 faixas e será gravado ainda neste mês. A tiragem inicial é de mil cópias.


O vocalista do grupo, Zé Rodrigo, elogia a iniciativa e comenta que a instituição tem condições de fazer um trabalho jamais visto em Curitiba. Ele teme, entretanto, que não haja rígidos critérios de seleção para definir as próximas bandas a gravarem. "As pessoas me odeiam quando digo isto, mas há muita banda ruim em Curitiba", critica. "O sucesso do selo dependerá do processo de triagem", aposta.

Publicidade


As gravações dos discos serão acompanhadas de perto pelos alunos, que terão aulas práticas e teóricas no estúdio. Eles participarão ainda da confecção de layouts para as capas dos CDs, cartazes e videoclips das bandas. O nome e o layout do selo fonográfico, aliás, estão sendo definidos através de um concurso entre os alunos e serão divulgados nos próximos dias.


O novo estúdio é um dos maiores de Curitiba. Conta com total isolamento acústico e equipamentos de última geração, como o software digital Pro Tools em plataforma Maintosh, caixas de referência Mackie, mesa digital Yamaha, reclado Roland XP30 e microfone Neumann TLM 103. Até o inicio do próximo semestre será instalada uma ilha de edição não linear, o que possibilitará a produção de videoclipes.

Publicidade


Para marcar o lançamento do estúdio e do selo, acontecerá o I Workshop de Trilhas e Jingles, entre os dias 16 e 20 de abril. Para abrir o evento, na segunda-feira, o produtor e músico Ricardo Saporski conduirá uma oficina sobre "Jingles Para TV e Cinema". Na terça-feora, o músico da banda Blindagem, Paulo Teixeira, falará sobre "Técnicas de Produção Para Trilhas, Spots e Documentários".


Até o final da semana, vários outros profissionais participarão do workshop. Entre eles, o artista plástico e publicitário Wilson Sasso, o locutor e publicitário Ademar César Dallegrave Júnior e a cantora e produtora Mara Fontoura. O evento terminará com a palestra do publicitário Lula Vieira sobre "A história dos Jingles e Trilhas".

Serviço: As palestras e workshops são abertas ao público. Interessados devem se inscrever pelo fone 41-338-8778 ou na secretaria do curso de Comunicação (Rua Chile, 1678). O preço é R$ 20,00 por palestra ou oficina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo