Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Curitiba ganha um teatro particular de bonecos

Simone Mattos - Folha do Paraná
06 mai 2001 às 17:46

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O todo-poderoso da empresa curitibana O Boticário, o empresário Miguel Krigsner, sempre foi um amante do teatro de bonecos. Desde criança, construia fantoches e marionetes. Em sua casa, além de uma biblioteca especializada sobre o assunto, tem um pequeno teatro e mais de 100 bonecos de sua coleção pessoal. Agora, ele está prestes a realizar um sonho antigo. Na terça-feira será inaugurado o Dr.Botica, um teatro de bonecos com total infra-estrutura e capacidade para mais de 100 pessoas.

"Quando minhas filhas eram crianças, eu costumava encenar com fantoches e marionetes para elas", conta o empresário. "Hoje estou mais voltado a pesquisar a literatura sobre o assunto", diz ele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É a magia do teatro de bonecos que o fascina. "A versatilidade e a sensibilidade desta arte encantam adultos e crianças", comenta. No final do ano passado, na época em que o Estação Plaza Shopping se transformava em Pollo Shop Estação, do qual Krisgner é um dos sócios, o novo teatro começou a ser idealizado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


"Queríamos manter a característica do local como shopping de entretenimento", explica. O fato de ter dez cinemas e nenhum teatro no espaço, fez com que surgisse o projeto.

Publicidade


Longas conversas com a classe bonequeira da cidade e consultoria da atriz Simone Kobachuk resultaram na concretização da idéia. "Comecei também a conhecer melhor a realidade deste mercado e descobri que as dificuldades enfrentadas por estes artistas são muitas", diz.


Com total isolamento acústico e excelentes condições de som e luz, o novo espaço, com 350 metros quadrados de área e capacidade para 108 pessoas, está totalmente pronto. O orçamento da obra não é revelado pelo empreendedor. "Sonhos não são investimentos, eles não têm preço", brinca Krigsner. O teatro não terá fins lucrativos, os preços dos ingressos serão acessíveis (entre R$ 3,00 e R$ 5,00) e haverá convênios com escolas públicas e particulares.


Em frente ao teatro Dr. Botica está instalado um vagão de trem onde, a partir do final deste mês, acontecerá uma programação permanente de oficinas e workshops de teatro para crianças e adultos de terceira idade. Cada janela do vagão funcionará como uma boca de cena em que os alunos poderão mostrar seu trabalho ao público.

A estréia do teatro acontecerá nesta semana, com o espetáculo "Tainahakã - Uma Estrela Vésper", encenado pela companhia de Manoel Kobachuk e que conta a história dos índios Karajás. O espetáculo foi concebido especialmente para inaugurar o Dr. Botica e inclui todas as técnicas do teatro de animação, como fantoches, sombras, marionetes e outros. As sessões de estréia, na terça, quarta e quinta-feira serão restritas para convidados. O público terá acesso ao novo teatro a partir do dia 12 de maio e o espetáculo "Tainahakã - Uma Estrela Vésper" ficará em cartaz durante três meses, com sessões em horários variados de quarta a domingo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo