Os supermercados de Curitiba e região metropolitana deverão adotar novo horário nos próximos dias. O atendimento ao consumidor será feito de segunda a sábado, das 8 às 22 horas e aos domingos, das 8 às 13 horas. Além de contribuir com a necessidade de economizar energia elétrica, a decisão faz parte do acordo fechado com o sindicato dos empregados, em período de dissídio coletivo, afirmou Pedro Joanir Zonta, presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras).
O acordo está em fase de homologação na Delegacia Regional do Trabalho que vai fixar uma data para o início do novo horário. A partir disso, os supermercados que atendem 24 horas e aqueles que funcionam no domingo o dia inteiro terão que se enquadrar, respondeu Zonta.
O empresário não acredita que vai haver desemprego. "Pelo contrário, com o novo horário haverá concentração dos clientes e consequentemente os supermercadistas terão que deslocar mais funcionários para atender um número maior de clientes", explicou.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Segundo Zonta, com os horários muito flexíveis a tendência do consumidor era frequentar o supermercado em horários muito alternados. Portanto, o supermercado não precisava de tanto funcionário para atendimento aos clientes no horário comercial normal. Os funcionários eram deslocados para o período noturno ou de fim de semana.
Leia mais em reportagem de Vânia Casado, na Folha do Paraná/Folha de Londrina