Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Curitiba recebe especialistas em identificação por DNA

Redação - Folha do Paraná
12 jun 2001 às 16:03

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Está acontecendo em Curitiba o III Simpósio Latino-americano de Identificação Humana, em Curitiba. O evento reúne técnicos e pesquisadores da área de identificação humana por exames de DNA de 13 países. A popularização do uso dos testes de DNA para definição de paternidade ou na área forense, como prova de crimes, torna necessário uma padronização de procedimentos entre laboratório públicos e privados de todos os países. Cerca de 200 pessoas participam do simpósio.

Em alguns países da Europa e nos Estados Unidos existem bancos de dados de DNA de criminosos disponíveis à polícia de todos os Estados. No Brasil ainda existem limitações legais para o uso do DNA contra criminosos. Apesar disso, o diretor do banco de dados de DNA do FBI (polícia federal americana), Barry Brown, está em Curitiba para oferecer o sistema usado nos Estados Unidos à polícia paranaense.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Não haverá custos para o governo brasileiro, é preciso apenas que o governo envie uma solicitação à embaixada americana para receber o software que é usado nos Estados Unidos e em vários países europeus", explica Gabriela Saldanha, representante da Promega Corporation para a América Latina. A Promega fabrica os equipamentos para os testes de DNA e participa da organização do simpósio em Curitiba.

Leia mais:

Imagem de destaque
Hospital de Curitiba

MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente

Imagem de destaque
Veja os bairros

Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado

Imagem de destaque
Com 33 shows gratuitos

Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
renovação das espécies

IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho


De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil cerca de 25% nos nascimentos tem suspeita de paternidade. Alguns Estados, como São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, já oferecem exames de DNA gratuitos para a população carente. No Paraná, está sendo construído um laboratório para fazer os exames gratuitos.


"Resolvemos organizar esse terceiro simpósio para Curitiba por estar próximo ao Mercosul e em função dos investimentos que o Estado vem fazendo na área de biotecnologia", explica Humberto Decerega Mendez, da Biobrás, que também está organizando o evento.

Leia mais em reportagem de Emerson Cervi, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo