Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Curitiba se prepara para receber pacientes do HC

Israel Reinstein - Folha do Paraná
04 out 2001 às 10:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Por causa da paralisação no Hospital de Clínicas, a Prefeitura de Curitiba e os hospitais do Cajuru, Evangélico e do Trabalhador já se prepararam para absorver o excedente de pacientes. A estimativa é que 2 mil pessoas atendidas diariamente pelo sistema ambulatorial do HC procurem pelos postos de saúde ou pelos outros hospitais da cidade.
A princípio, se a paralisação dos funcionários durar apenas um dia, os estabelecimentos de saúde da rede municipal, incluindo os três hospitais, acreditam que podem absorver a demanda. Caso contrário, vai haver saturação no atendimento. Na greve do ano passado houve uma sobrecarga entre 20% a 30% dos atendimentos normais dos hospitais Cajuru e Evangélico.
O secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci – que também é gestor municipal do sistema público–, encaminhou um telegrama ao ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, para que os funcionários do HC recebam os salários. No fim da tarde, o diretor geral do HC, Luiz Carlos Sobânia, também encaminhou ao ministério um fax com o mesmo pedido.
Outra medida adotada pelo secretário municipal foi o repasse de um aviso aos servidores dos postos de saúde para que não encaminhem pacientes ao HC até que o hospital volte a funcionar. A Secretaria Estadual de Saúde informou que só vai tomar alguma medida quando for comunicada oficialmente dos problemas.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo