Dos mais de 2 milhões de turistas que visitam Curitiba todos os anos, cerca de 700 mil o fazem nos três meses de temperaturas mais baixas: junho, julho e agosto. Para melhor receber visitantes no inverno, a Prefeitura revitalizou, no ano passado, 72 praças e parques da cidade. Foram recuperados importantes ícones, como os parques das Pedreiras, São Lourenço, Tanguá, Tingüi, Barreirinha, Náutico, Reinhardt Maack, Zoológico, Passeio Público, Jardim Botânico, Bacacheri e Bosque Alemão. Só no ano passado, a Linha Turismo - ônibus que percorre algumas das principais atrações turísticas da cidade - transportou 85.721 passageiros no inverno.
As obras recuperaram edificações que ofereciam riscos à segurança das pessoas. Foram refeitas estruturas de pontes, passarelas, calçadas, telhados e iluminação, entre outros equipamentos. A Prefeitura também investiu na construção de novos equipamentos e atrativos dentro de parques e praças, como banheiros e canchas esportivas.
A reestruturação dos equipamentos foi feita levando em conta padrões de acessibilidade, reformando e construindo acessos, vagas de estacionamento e banheiros que atendem a portadores de deficiências físicas.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
O Jardim Botânico, um dos mais conhecidos pontos turísticos curitibanos, foi revitalizado em parceria com a iniciativa privada. A estufa - cartão postal do parque - foi completamente reformada, assim como o jardim que recebeu novo sistema de irrigação.
Outro importante ponto turístico reformado foi o Teatro Paiol, que ganhou nova infra-estrutura, com reformas no telhado, piso, forro, revestimento e isolamento térmico e acústico. O teatro ganhou um novo palco e as poltronas foram substituídas. Tanto os banheiros como os camarins foram reformados e a parte elétrica foi refeita. Na Ópera de Arame, a Prefeitura fez reformas na cobertura e nas instalações elétricas.
Gastronomia - O roteiro gastronômico de Curitiba e Região Metropolitana é outra opção de lazer para os turistas durante o inverno. Os principais eventos do período são a Feira Especial do Pinhão, no centro da cidade, em junho e julho, e a Festa do Frango e da Polenta, no bairro de Santa Felicidade, em julho.
"São diversas opções que convidam o turista a permanecer na cidade para conhecer o que Curitiba tem a oferecer", diz o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho.
Outra opção é o roteiro integrado de Curitiba com os municípios da Região Metropolitana, como Piraquara, Quatro Barras e Colombo, que oferecem neste período as "Rotas do Pinhão", com gastronomia influenciada pela cultura européia, servida em cafés-coloniais, restaurantes e em pousadas rurais da região.