Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Curitiba sedia congresso de geoprocessamento

Mônica Kaseker - Folha do Paraná
14 mai 2001 às 12:04

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começa hoje em Curitiba o maior evento da América Latina para usuários de geotecnologias, o GIS Brasil 2001. O geoprocessamento já está ajudando a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a monitorar falhas nos sistemas elétricos. Várias companhias usam a tecnologia para planejar a expansão dos sistemas de telefonia. O geoprocessamento também auxilia municípios no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e ainda nas estratégias empresariais.

O evento terá uma feira com 60 das maiores empresas do mundo nessa área e público estimado em cinco mil pessoas. Uma das novidades que será apresentada é um sistema que integra rádio, satélite, GPS, celular e Internet em torno de uma central capaz de bloquear a distribuição de combustível de um veículo localizado em qualquer ponto do país. O geoprocessamento é o uso de informações geográficas, através da cartografia, geodésia e topografia somadas a dados sócio-econômicos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Uma das palestras de maior destaque será amanhã, sobre Tendências e Futuro da Tecnologia GIS, com o americano David Maguire. Na quarta-feira, o jornalista Luis Nassif, falará sobre o interesse dos prefeitos pela tecnologia do geoprocessamento para aumentar a arrecadação do IPTU, fiscalizando construções clandestinas. O físico do Observatório Nacional Marcomende Rangel Nunes falará sobre a evolução na medida do tempo, como o relógio a Maser de Hidrogênio, que leva 10 mil anos para atrasar um segundo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo