Curitiba já ultrapassou a meta da campanha de vacinação contra a gripe em idosos fixada pelo Ministério da Saúde.
O governo federal definiu cobertura vacinal mínima de 70% da população de idosos, o equivalente, em Curitiba, a 98.475 pessoas. Até o último domingo, foram vacinados na capital 103.171 maiores de 60 anos, 73,3% da população-alvo, que é de 140.678 pessoas.
Em 2002, foram vacinados 82% da população-alvo, cerca de 113.640 pessoas. A vacinação contra a gripe termina nesta quarta-feira. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, depois dos feriados da Páscoa, 10 mil pessoas, em média, estão sendo vacinadas por dia.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
A vacina está sendo aplicada gratuitamente nos 104 postos de saúde da cidade. Durante a campanha, os postos também estão atualizando o esquema de vacinação contra tétano e difteria.
Por isso, os usuários devem levar às unidades de saúde a carteira de vacinas para avaliação da necessidade de aplicação da dose dupla e anotação das imunizações feitas anteriormente.
A vacina contra a gripe faz parte da Campanha Nacional de Vacinação. O Ministério da Saúde quer vacinar 70% da população acima de 60 anos em todo o país. A imunização acontece sempre antes do inverno, nos meses de abril e maio. As doses reduzem em 90% o risco de contrair gripe.
Podem tomar a vacina cardíacos, asmáticos, diabéticos, hipertensos, os que têm insuficiência renal ou hepática, portadores sintomáticos do vírus da aids ou com outro Estado associado à baixa imunidade.
É proibida para idosos com alergia à proteína do ovo e ao timerosal (mercurocromo ou mertiolate) e portadores de doenças neurológicas.