Além dos desfiles oficiais, dos bailes carnavalescos nas Ruas da Cidadania da Pinheirinho, Bairro Novo e Fazendinha/Portão, e dos parques, praças e ciclovias, o curitibano que ficar na cidade conta ainda com uma boa programação cultural. Confira:
Memorial de Curitiba
Panorama Atual do Manga em Curitiba - A exposição apresenta desenhos no estilo japonês dos desenhistas Cláudio Seto, Edson Kohatsu, Adilson Orikassa, Fúlvio Pacheco, Daniel de Souza Gomes, Heloísa Michelle Sarruf, Simonia, Monique e Clube de Mangá Danketsushow. Até o dia 14 de março, no 1º andar.
Orô – As ferramentas do Axé. Mostra que reúne 30 peças em bronze, cobre e alpaca, criadas pelo artista baiano Gilmar Tavares. As peças são utilizadas como adereços e ferramentas nas danças e cultos do candomblé. Até 9 de março.
Serviço: As exposições no Memorial podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h. O Memorial de Curitiba fica na rua Claudino dos Santos, s/n – Setor Histórico
Museu da Gravura Cidade de Curitiba
Paisagens interiores - Exposição de obras da gravadora Fayga Ostrower (1920-2001), pertencentes ao acervo da Fundação Cultural de Curitiba. As obras representam diferentes períodos da produção da artista , entre 1958 e 1992, nas técnicas de xilogravura, gravura em metal e litogravura. Até 13 de abril.
Serviço: Até de 13 abril. Visitas: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. O Solar do Barão fica na rua Carlos Cavalcanti, 533.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Museu de Arte Sacra
Ex-Votos – Legados da Fé. Aberta até 31 de março, a mostra reúne 10 fotografias de Antônio Saggese e oito peças da coleção de Poty Lazzarotto, que revelam esse aspecto da religiosidade popular. Os ex-votos são objetos, deixados nas igrejas, que têm caráter de oferenda como forma de pagamento de uma promessa.
Serviço: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h. O Museu de Arte Sacra fica no Largo da Ordem
Casa Romário Martins
Groff – Olhar que ilumina Curitiba - Exposição de fotografias e vídeos de João Baptista Groff (1897 – 1970), artista curitibano que atuou como fotógrafo, cineasta, editor e pintor. O material pertence ao acervo da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Fundação Cultural de Curitiba e registra as transformações que Curitiba experimentou.
Serviço: De terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. No Largo da Ordem, 30 – Setor Histórico
Casa Erbo Stenzel
Praça General Osório - A praça, que fica no coração da cidade, é tema desta exposição que integra o programa "Obras de Arte em Logradouros Públicos", desenvolvido pela Diretoria de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Curitiba. Fotos e textos mostram evolução do antigo charco do rio Ivo, que se transformou na Praça General Osório.
Serviço: De terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 18h – No Parque São Lourenço – Rua Mateus Leme, 4.700
MuMA – Museu Metropolitano de Arte
Gibis e desenhos originais raros – Acervo da Gibiteca - A exposição, que integra as comemorações de 20 anos de criação da Gibiteca de Curitiba, registra os grandes momentos da evolução da história em quadrinhos nacional e internacional. Estão incluídos os festejados super-heróis, os quadrinhos europeus – destaque para o autor de "Tin-Tin", o belga Hergé – e desenhos originais de artistas brasileiros.
Serviço: Aberta até 16 de março, na Sala II, de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sexta-feira, das 13h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h. No Centro Cultural Portão, na Av. República Argentina, 3.430.
Sala Célia Neves Lazzarotto
Fotografias Contemporâneas – Mostra de trabalhos de 26 artistas do Ateliê Viriato. Reúne também realizadas obras do curador da exposição, o artista plástico Edílson Viriato. Na exposição estão obras que utilizam fotografias computadorizadas, imagens digitalizadas, colagem, plotagem, interferência de materiais diversos e associações com outros elementos e materiais tridimensionais. Os trabalhos revelam mais uma forma de comunicação pela arte, utilizada por artistas que também se expressam por meio da produção de desenhos, pinturas, objetos e instalações.
Serviço: Aberta até 9 de março, de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sexta-feira, das 13h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 15h às 19h.