Curitiba tem uma proporção de veículos por habitante maior do que a cidade de São Paulo, que é o município brasileiro com a maior frota e o mais populoso do Brasil. Segundo dados dos Departamentos de Trânsito (Detrans) do Paraná e de São Paulo, a capital paranaense tem quase 1 carro para cada habitante.
Em São Paulo, segundo o Detran do estado vizinho, a frota da capital paulista é de 7.481.343, o que aponta para um índice de dois veículos para cada três habitantes do município, que conta com 11,3 milhões de habitantes.
Já em Curitiba, a proporção é de um veículo para cada 1,3 pessoa - a cidade tem frota de 1.331.277 e a população chega a 1,77 milhão de habitantes. Os dados de Curitiba, entretanto, estão mais atualizados, porque se referem à frota do mês de julho enquanto em São Paulo os números são relativos a junho de 2013.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
A quantidade de veículos é a soma do número de carros, motos, caminhões, utilitários, ônibus e outros meios de transporte com registros no Detran.
Na comparação com os dois estados, a proporção é semelhante tanto no Paraná quanto em São Paulo, que têm quase um carro para cada dois habitantes.
O Paraná, segundo o Detran, tem cerca de seis milhões de veículos. As sete maioires cidades (Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu) que também concentram as maiores frotes) representam 40% do total de veículos do Paraná.