O prefeito Cassio Taniguchi entrega na manhã desta sexta-feira 32 novos ônibus biarticulados.
Há quatro dias, a Urbs informou que mais de 100 veículos - quase 10% de todos os ônibus do transporte coletivo - estavam com a vida útil vencida.
Outras notícias nas últimas semanas tiveram relação com o transporte coletivo. Uma delas era a constatação de que o movimento - e, conseqüentemente, a arrecadação - do transporte coletivo havia reduzido.
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
Além disso, a prefeitura anunciou, na terça-feira, que a circulação de carros no centro seria impedida por um dia - em 22 de setembro, uma segunda-feira, somente ônibus e táxis poderão circular em uma área que será "isolada".
De acordo com a prefeitura, os ônibus que serão entregues nesta sexta trazem novidades como portas mais largas e rampas de gaveta, que substituem as basculantes, eliminando o ruído de batidas nas plataformas das estações-tubo e terminais.
Outra mudança é o anunciador sonoro de fechamento das portas, que tem o objetivo de evitar acidentes e beneficia principalmente os portadores de deficiência visual.
O biarticulado entrou na Rede Integrada de Transporte (RIT) em 1992, no eixo Boqueirão. Os 32 primeiros veículos do eixo serão renovados - 10 na linha 502-Circular Sul e 22 na linha 503-Boqueirão.
Cada ônibus custa R$ 700 mil, o que significa um investimento de R$ 22,4 milhões. Atualmente, 162 veículos operam nas seis linhas de ônibus expresso da cidade.
Leia mais no Bonde:
Quase 10% dos ônibus de Curitiba têm vida útil vencida
Circulação de carros no centro será interrompida por um dia