O prefeito Cassio Taniguchi anunciou na sexta-feira a implantação do e-Compras, sistema de aquisição de materiais para o município que deverá trazer economia financeira e agilidade no processo de compras.
O e-Compras é um pregão eletrônico pelo qual serão feitas todas as compras de material de consumo da Prefeitura inferiores a R$ 8 mil – como, por exemplo, materiais de escritório, didáticos, alimentação, medicamentos, entre outros.
O e-Compras, que deve começar a funcionar em maio, acaba com a burocracia e reduz o tempo entre o momento em que a Prefeitura anuncia a necessidade da compra do material e a consolidação do negócio. Os fornecedores poderão, via internet, apresentar lances de preço numa concorrência on line e conhecer, em poucos minutos, o vencedor.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
De acordo com a lei federal 8666/93 (das Licitações), compras no valor máximo de R$ 8 mil são dispensados do processo de licitação. Com o e-Compras, os fornecedores cadastrados no sistema serão avisados via e-mail sobre um processo de compra de material. Os fornecedores daquele tipo de material darão lances de preço em um sistema on line durante determinado tempo. Ao final do prazo, os lances são interrompidos e o resultado do vencedor é conhecido por todos.
"Os fornecedores vão saber o tempo todo sobre os lances menores sem, no entanto, conhecer a identidade do fornecedor", explica o gerente de integração técnica do Instituto Curitiba de Informática, Antônio João Lima. A idéia inicial é de que cada pregão dure 30 minutos. Atualmente, um processo de compras pode levar até uma semana.
O pregão será monitorado por um administrador, que poderá derrubar um fornecedor em caso de irregularidade durante a concorrência. Para participar do e-Compras, os fornecedores terão que se cadastrar no site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), quando o sistema estiver funcionando.