Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Iluminação

Curitiba testa energia solar no Parque Barigui

Redação Bonde com Prefeitura de Curitiba
03 set 2009 às 14:39

Compartilhar notícia

Baterias ficam no topo do postes, perto da lâmpada. Cada poste é uma unidade independente, o que dispensa um sistema de cabos elétricos entre eles - Valdecir Galor/SMCS
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Curitiba está testando o uso de energia solar na iluminação pública do Parque Barigui. A Secretaria Municipal de Obras Públicas instalou no parque seis postes com sistema fotovoltaico, que capta a energia do sol durante o dia e a converte em energia elétrica para ser usada à noite.

"Escolhemos o Barigui por ser um ícone da cidade e pela relação do parque com o meio ambiente", diz o secretário municipal de Obras, Mário Tookuni. Os postes foram instalados perto do restaurante do parque e devem permanecer em teste até a primeira semana de outubro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Nesse período, a Prefeitura irá avaliar o custo/benefício do sistema em relação à eletricidade convencional. Será feito um cálculo do gasto atual com o consumo de energia convencional com o custo de investimento em energia solar. Se os resultados forem positivos, a ideia é substituir os 102 postes de iluminação da pista de caminhada do Barigui por energia solar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Processo de modernização

Nova lei elimina reteste e permite reagendamento gratuito de exames no Detran em 30 dias

Imagem de destaque
Com rajadas de vento

Região Sul do Brasil tem previsão de tempestade para o final de semana

Imagem de destaque
Salários de até R$ 10.608,27

UEM divulga edital para a contratação de 65 professores por meio de teste seletivo

Imagem de destaque
Das 6h até as 16h

BR-376 em Sarandi será interditada para obra de novo viaduto no domingo

Os postes solares têm seis metros de altura. As baterias ficam no topo do postes, perto da lâmpada. Cada poste é uma unidade independente, o que dispensa um sistema de cabos elétricos entre eles. "Não precisa escavar e enterrar cabos", diz Tookuni. Não é preciso sol intenso para a captação de energia, que já ocorre com a claridade natural.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo