Curitiba vacinou contra a gripe 125.938 pessoas maiores de 60 anos, o equivalente a 89,5% da população-alvo, superando não só a meta mínima estipulada pelo Ministério da Saúde, de 70%, como ultrapassando o resultado da vacinação de 2002, quando a cobertura vacinal foi de 82%.
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, somando as 2.667 pessoas fora da faixa etária da campanha que tomaram a vacina, o número de doses aplicadas sobe para 128.605. A campanha foi realizada de 12 a 30 de abril.
"Esta foi a melhor campanha contra a gripe na cidade. Vacinamos mais e em menor tempo, já que em outros anos a vacinação foi prorrogada", disse o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Considerando o estoque existente, disse o secretário, as vacinas estarão disponíveis na próxima semana, em unidades de Saúde de diferentes pontos da cidade.
Em 2002, foram vacinadas 113.640 maiores de 60 anos na capital, 82% da população-alvo - 140.678 pessoas. A meta mínima de 70% de cobertura, fixada pelo Ministério da Saúde - 98.475 pessoas em Curitiba - foi atingida logo depois dos feriados da Páscoa.
Durante a campanha deste ano, as unidades aproveitaram para atualizar o esquema de vacinação contra tétano e difteria. A imunização contra a gripe em idosos acontece sempre antes do inverno, nos meses de abril e maio.
"As doses reduzem em 90% o risco de se contrair a doença", afirmou a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm.