A partir desta quarta-feira (2), cidadãos curitibanos, empresas em geral, entidades, órgãos públicos e outros interessados poderão conhecer as informações disponíveis sobre o projeto do Metrô Curitibano e dar sugestões à proposta. O site www.metro.curitiba.pr.gov.br ficará no ar por 60 dias, até o dia 31 de outubro, e as contribuições poderão ser usadas na elaboração do edital de licitação da PPP (Parceria Público-Privada) do Metrô Curitibano. "A consulta pública permite a participação de todos na elaboração do projeto", diz o prefeito Beto Richa.
As contribuições também poderão ser encaminhadas pelos Correios à Comissão de Gerenciamento do Programa de PPPs, até o dia 31 de outubro. O endereço para o envio das correspondências é Palácio 29 de Março. Avenida Cândido de Abreu, 817, subsolo, Assessoria de Projetos Especiais. Centro Cívico. Curitiba. PR CEP 80.530-908. O Aviso de Consulta Pública do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas foi publicado em jornais nesta terça-feira (1).
A expectativa da Prefeitura de Curitiba é que, a exemplo do que acontece na construção de metrôs em todo o país, o Metrô Curitibano seja implantado com recursos parciais do Governo Federal. A formação de uma Parceria Público-Privada é uma das alternativas em estudo na Comissão de Gerenciamento do Programa de PPPs. Por meio de uma PPP Plena, poderia ser feita a parceria entre a iniciativa privada e o poder público (Governo Federal e Prefeitura de Curitiba) para a construção do metrô, aquisição do material rodante e operação do novo modal.
Leia mais:
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Atualmente, com o apoio financeiro e técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estão sendo feitos os Estudos e Projetos de Engenharia do Metrô Curitibano, o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente). A CBTU é uma empresa de serviços de transporte ferroviário de passageiros ligada ao Ministério das Cidades. A Prefeitura de Curitiba dispõe dos estudos preliminares para a implantação da primeira linha de metrô da cidade, feito em parceria com a CBTU, em 2005.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) estuda as estações, a implantação do pátio e suas edificações. O Ippuc desenvolverá ainda os projetos básicos de comunicação visual e projetos geométricos, sinalização horizontal, vertical, semafórica e paisagismo da via estrutural sob a qual o metrô será implantado.