Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sugestões

Curitibanos poderão opiniar sobre metrô na internet

Redação Bonde com Prefeitura de Curitiba
02 set 2009 às 12:10

Compartilhar notícia

- Ilustração
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir desta quarta-feira (2), cidadãos curitibanos, empresas em geral, entidades, órgãos públicos e outros interessados poderão conhecer as informações disponíveis sobre o projeto do Metrô Curitibano e dar sugestões à proposta. O site www.metro.curitiba.pr.gov.br ficará no ar por 60 dias, até o dia 31 de outubro, e as contribuições poderão ser usadas na elaboração do edital de licitação da PPP (Parceria Público-Privada) do Metrô Curitibano. "A consulta pública permite a participação de todos na elaboração do projeto", diz o prefeito Beto Richa.

As contribuições também poderão ser encaminhadas pelos Correios à Comissão de Gerenciamento do Programa de PPPs, até o dia 31 de outubro. O endereço para o envio das correspondências é Palácio 29 de Março. Avenida Cândido de Abreu, 817, subsolo, Assessoria de Projetos Especiais. Centro Cívico. Curitiba. PR CEP 80.530-908. O Aviso de Consulta Pública do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas foi publicado em jornais nesta terça-feira (1).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A expectativa da Prefeitura de Curitiba é que, a exemplo do que acontece na construção de metrôs em todo o país, o Metrô Curitibano seja implantado com recursos parciais do Governo Federal. A formação de uma Parceria Público-Privada é uma das alternativas em estudo na Comissão de Gerenciamento do Programa de PPPs. Por meio de uma PPP Plena, poderia ser feita a parceria entre a iniciativa privada e o poder público (Governo Federal e Prefeitura de Curitiba) para a construção do metrô, aquisição do material rodante e operação do novo modal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Projeto ainda está no papel

Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário

Imagem de destaque
Região

Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Veículo de Londrina se envolve em colisão com morte em Ibaiti

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras


Atualmente, com o apoio financeiro e técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), estão sendo feitos os Estudos e Projetos de Engenharia do Metrô Curitibano, o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente). A CBTU é uma empresa de serviços de transporte ferroviário de passageiros ligada ao Ministério das Cidades. A Prefeitura de Curitiba dispõe dos estudos preliminares para a implantação da primeira linha de metrô da cidade, feito em parceria com a CBTU, em 2005.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) estuda as estações, a implantação do pátio e suas edificações. O Ippuc desenvolverá ainda os projetos básicos de comunicação visual e projetos geométricos, sinalização horizontal, vertical, semafórica e paisagismo da via estrutural sob a qual o metrô será implantado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo