A cineasta Silvana Corona lança hoje o vídeo "O Lobo Solitário", no Espaço Arte e Cultura Telepar Brasil Telecom. O vídeo é uma ficção-documentário sobre o lobo-guará, rodado na região dos Campos Gerais, no Paraná.
A história é contada do ponto de vista dos pensamentos filosóficos do lobo e das suas idéias para o convívio em paz. Neste sentido, é um trabalho experimental. Considerado ameaçado de extinção pelo Ibama, o lobo-guará vive principalmente em campos e banhados. É bom andarilho e saltador. Cada animal ocupa um território de 27 quilômetros quadrados. Preservar o lobo é preservar os campos gerais, que Saint Hillaire chamou de "paraíso terrestre do Brasil".
No vídeo não há informações técnicas sobre o lobo. A história se sustenta pela exuberância das imagens e pela fala contundente do lobo. Dispensou-se totalmente o estúdio na hora de captar o som. "Levamos músicos e locutor para Vila Velha, e gravamos sob as pedras milenares", afirmou Silvana Corona. "Toda a aventura de gravar esse belo animal, com certeza vai conferir uma aura especial ao trabalho".
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Serviço: Lançamento do vídeo "O Lobo Solitário", hoje, no Espaço Arte e Cultura Telepar Brasil Telecom (Av. Manoel Ribas 115). Programação: das 18h30 às 19h30 - Bate-papo com Silvana Corona e seus convidados Denize Araújo, Marcos Jorge e Paulo Munhoz; das 19h30 às 21 horas - Lançamento do vídeo "O Lobo Solitário"