Um dos templos da música alternativa curitibana nos anos 90, o 92 Graus, reabrirá suas portas na noite de quinta-feira para o lançamento do segundo disco da banda Magnéticoss, "Elektro". Quem estiver presente assistirá em primeira mão ao vídeo homônimo, com clipes e entrevistas do grupo. O ingresso dá direito ao CD e a fita.
A principal diferença entre o novo disco e "La Kukaracha Wave Music", o primeiro da carreira da banda, é que o atual é independente, enquanto que o anterior faz parte do selo Excelente Discos, distribuído pela Polygram. "A grande vantagem em produzir um disco sem gravadora é que temos total domínio sobre o material e podemos mostrar toda a originalidade da banda", comenta o vocalista, baixista e compositor JR Ferreira, que também é o fundador do 92 Graus.
Tanto o CD quanto o vídeo-documentário "Elektro" foram produzidos através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O disco tem 14 faixas, das quais 13 são canções com letras simples e em português.
Leia mais:
Prefeitura de Rolândia alerta população sobre golpe do 'falso pedido de ajuda'
No Paraná, consultas públicas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta
Pastor pede reconhecimento de vínculo trabalhista com igreja, mas Justiça do PR nega
Unespar aplica provas do vestibular neste domingo
Outra grande diferença entre os dois CDs da banda é que o recente é muito mais eclético do que o primeiro. Os Magnéticoss deixaram de lado o estilo que chamam de "new wave/punk rock portunhol" e adotaram canções leves e até mesmo românticas.
Quando pergunto se a nova fase tem como objetivo agradar a um público mais variado, JR responde que não. "Fizemos assim para agradar mais a nós mesmos", resume.
Além de JR, a banda Magnéticoss conta com o baterista Germano e com Marcus Gusso, um dos mais importantes guitarristas da cena alternativa nacional dos anos 90.
A fita de vídeo que acompanha o CD tem uma hora de duração e foi dirigida pelo fotógrafo e videomaker Marcelo Borges. É o resultado de três meses de trabalho, com inúmeras imagens da banda, clipes e entrevistas.
A bem sucedida dobradinha Borges e Magnéticoss deverá se repetir em breve com o projeto "Uma Breve História da Música Independente de Curitiba", uma pesquisa histórica a partir de fotos e imagens inéditas da década de 90, feitas por Borges. O projeto já foi aprovado pela Lei Rouanet e está em fase de captação de recursos.
Serviço: O lançamento deo CD e vídeo-documentário "Elektro", da banda Magnéticoss, acontecerá no dia 21 de dezembro, no Espaço Cultural 92 Graus (Rua Visconde do Rio Branco, 294, fone 41-223-5982). Os ingressos antecipados custam R$ 7,00 e na hora R$ 10,00 (com direito a CD e vídeo).