Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Debates preparam a Agenda 21 Nacional

Redação - Folha do Paraná
16 mai 2001 às 18:30

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Encerrou hoje, em Curitiba, o ciclo de debates estaduais que a Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Nacional (CPDS) e o Ministério do Meio Ambiente vêm realizando em todos estados, com objetivo de reunir sugestões de órgãos governamentais, segmentos sociais, acadêmicos, empresariais e de ambientalistas de todo País para construir a Agenda 21 Nacional.

O evento no Paraná foi o 26º debate realizado no País. O próximo passo será a realização de encontros regionais da Agenda 21 Brasileira, para consolidar propostas recebidas nos estados por região. Em seguida, encontros municipais definirão as prioridades e estratégias locais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os debates estão recolhendo as propostas de cada estado referentes aos seis temas da agenda nacional: Agricultura Sustentável, Gestão de Recursos Naturais, Infra-estrutura e Integração Regional, Redução das Desigualdades Sociais, Ciências e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável e Cidades Sustentáveis. Nos 25 debates realizados anteriormente, foram apresentadas e discutidas 5,7 mil propostas, envolvendo 3.797 representantes de entidades e instituições que participaram das discussões. Agricultura Sustentável foi o tema que mais recebeu propostas (32% do total).

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


O secretário de Planejamento e Avaliação do Ministério do Orçamento e Gestão, José Paulo Silveira, ouviu as sugestões apresentadas por diversos segmentos da sociedade paranaense à Agenda 21. Segundo o coordenador de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente do Paraná, José Tadeu Motta, a Agenda 21 vem sendo discutida no Estado desde setembro. Ao todo foram apresentadas 139 propostas, sendo que a maioria foi dirigida ao tema sobre desigualdades sociais, seguido por agricultura sustentável, gestão de recursos naturais e cidades siustentáveis. Os outros dois temas não tiveram propostas no Estado.


"O importante é que as pessoas vejam que não estamos elaborando uma lei nem uma política de governo, mas um documento com políticas estratégicas de comprometimento do poder público com a sociedade civil. Daqui para frente, temos que trabalhar juntos para implementar estas propostas", diz Motta. O que surpreendeu, no Paraná, foi a mobilização de minorias, como os negros e mulheres, que apresentaram diversas propostaas no item desigualdade social. Já no tema sobre recursos naturais, a preservação da biodiversidade foi a preocupação principal.

A partir de junho, começam os debates regionais. A expectativa da CPDS é que a Agenda 21 Brasileira seja concluída em outubro deste ano, quando será entregue à Presidência da República e Congresso Nacional. Após seu lançamento, será iniciada a etapa de implementação de suas propostas e recomendações. Em 2002, na África do Sul, quando será realizada a Conferência da ONU, denominada "Rio + 10", será feito um balanço da Eco-92. Até agora só 30 países elaboraram suas Agendas nacionais 21.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo