A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil entregou, nesta semana, 10.500 telhas para moradores de Antonina, no Litoral, afetados por vendavais e granizo na semana passada. As primeiras 3.380 telhas de fibrocimento foram entregues para famílias do Beco das Viúvas, no Batel – um dos nove bairros atingidos pelo incidente. Outras 7.120 telhas, que estão sendo transportadas para o município em quatro carretas, serão entregues durante esta semana.
Ao todo, 563 residências tiveram os telhados parcialmente ou totalmente danificados. Foram afetadas 2,5 mil pessoas nos bairros Caixa D’Água; Tucunduva; Sarivá; Maria Furucho; Malvina; Batel; Centro; Portinho; Maria Luiza. Os moradores das comunidades rurais Colônia Quintilha e Colônia Santa Cruz, em Paranaguá, receberam 383 telhas no último domingo.
O coordenador da Defesa Civil no município, capitão Douglas Martim Konflanz, contou que as famílias atingidas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros. "Foram realizados o cadastramento dos moradores e a avaliação dos danos e distribuídas lonas para cobrir os telhados emergencialmente", disse. A ação é resultado de uma avaliação realizada em conjunto pela Coordenadoria Regional de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros do Litoral e defesa civil do município.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
"Fui atendido prontamente pelas equipes da Defesa Civil. Preciso proteger minha casa e essas telhas é tudo que eu tenho", afirmou o autônomo Claudelino Cordeiro, morador de Antonina.
OPERAÇÃO VERÃO – A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil continuará durante todo o período da Operação Verão com ações de prevenção e atendimento aos moradores dos municípios do Litoral do estado.
Veranistas e moradores da região que precisarem registrar uma ocorrência devem ligar para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros.