Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Deputados governistas aprovam termelétrica em Araucária

Luciana Pombo - Folha do Paraná
27 set 2001 às 16:37

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os deputados estaduais aprovaram na noite de anteontem, numa sessão extraordinária e com a presença de apenas 25 dos 54 parlamentares, o projeto de lei de autoria do deputado estadual Valdir Rossoni (PTB) que autoriza a construção da Usina Termelétrica da Conversora de Fertilizantes e Energia Elétrica do Paraná (Cofepar) em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

A aprovação contou com o protesto dos deputados de oposição e de integrantes da Comissão do Meio Ambiente. As seis emendas apresentadas foram rejeitadas pela maioria dos parlamentares. "O que se viu nesta Casa foi um desrespeito aos deputados estaduais", salientou o deputado estadual Algaci Tulio (PTB), que tentou agendar algumas reuniões da comissão, mas todas elas sem quórum para discussão da matéria.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as emendas que haviam sido apresentadas estava a proposta da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) que pedia a realização de um plebiscito em Araucária para que o povo decidisse sobre a necessidade de instalação da empresa. "Temos de um lado os ambientalistas que nos dizem que a termelétrica irá prejudicar o meio ambiente. De outro lado temos os técnicos da empresa e os deputados governistas que insistem na geração de empregos e nos investimentos que serão feitos na região. O povo tem que ter o direito de analisar o contraditório e escolher o que quer fazer", analisou ela.

Leia mais:

Imagem de destaque
160 veículos

Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes

Imagem de destaque
Danos morais

Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia


A comissão do Meio Ambiente da Assembléia recebeu um laudo técnico do professor Osvaldo Sevá Filho, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), dizendo que Araucária possui clima e relevo impróprios para a construção de uma usina termelétrica à base de óleo combustível. Junto com o laudo, foram anexadas mais de 30 mil assinaturas de moradores do município.


O deputado Valdir Rossoni justificou que o projeto "é de vital importância para o desenvolvimento de Araucária e para o projeto do governo federal de geração de fontes de energia elétrica". De acordo com ele, a Usina Conversora usará como insumo o óleo combustível, transformando a energia química em elétrica e vapor de alta pressão. A previsão é de produção de 5,3 milhões de megawatts/hora por ano de energia elétrica, para uma potência nominal de 653 MW, além de 2 mil toneladas por hora de vapor e 99 mil toneladas por ano de fertilizantes.

O local escolhido para a construção da usina é um terreno da área industrial da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), com investimentos estimados em US$ 600 milhões. A previsão é colocar a usina em operação até o fim de 2003, criando 90 empregos diretos e mais 500 indiretos na fase de operação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo