Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
CPI dos Leitos do SUS

Deputados se surpreendem com leitos sobrando no Sudoeste

Redação Bonde com ALEP
03 jun 2011 às 16:44

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao visitar quatro hospitais nas cidades de Pato Branco e Francisco Beltrão (região Sudoeste) nessa quinta-feira (2), os deputados da CPI dos Leitos do SUS constataram, com surpresa, vagas sobrando em leitos do SUS, incluindo no Hospital Regional de Francisco Beltrão. "Isso confirma a nossa avaliação inicial de que o problema não é apenas de falta de dinheiro ou de leitos, mas basicamente de gestão", afirmou o presidente da CPI, deputado Paranhos (PSC).

Ao mesmo tempo, a CPI constatou que pacientes estavam aguardando internamento de urgência em Cascavel, cidade localizada a 170 quilômetros de Francisco Beltrão e onde está a Central de Leitos que atende as regiões Oeste e Sudoeste. "Isso não aconteceria se houvesse uma central de leitos on line para todo o estado, com monitoramento permanente, 24 horas por dia, da Secretaria de Estado da Saúde", comentou o presidente da CPI.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

As diligências realizadas nos hospitais Policlinica e São Lucas, em Pato Branco e Regional e São Francisco, em Francisco Beltrão, reforçaram o diagnóstico de um problema apontado pela CPI desde o início dos trabalhos, no dia 10 de maio, quando ocorreu a primeira vistoria no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba. "No caso específico do HC, dos 533 leitos disponíveis no Hospital, 133 estavam fechados por falta de funcionários e dos 400 conveniados ao SUS, 45 estavam vagos", lembrou Paranhos".

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS

Imagem de destaque
Salário de R$ 3.806,80

Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias

Imagem de destaque
Alça de acesso a Colorado

BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança

Imagem de destaque
Dados detalhados

Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos

No Hospital Regional de Francisco Beltrão a CPI constatou que dos 160 leitos instalados, 100 estão ativos e, destes, apenas 64 ocupados. Funcionando com 700 funcionários, o hospital ainda depende de investimentos do governo para funcionar com capacidade máxima.

Publicidade

Entre as constatações feitas pela CPI nas visitas em todo o estado, está a diferença da relação de número de funcionários por leito nos hospitais públicos e privados. Enquanto a média de funcionários-leito nos hospitais públicos é de oito a dez, nos hospitais privados a média não passa de dois funcionários para cada leito (média estadual). "Isso precisa ser investigado, porque os hospitais privados, até prova em contrário, funcionam bem com esse número de funcionários e alguns oferecendo todas as especialidades médicas", argumenta Paranhos.

O trabalho da CPI na região Sudoeste foi encerrado à noite na Câmara Municipal de Francisco Beltrão com um audiência pública, da qual participaram secretários municipais de saúde da região, vereadores, prefeitos, gestores públicos da saúde, diretores de hospitais e representantes de usuários do SUS.

Participaram das diligências no Sudoeste os deputados Leonaldo Paranhos (PSC), Nelson Luersen (PDT), Marcelo Rangel (PPS), Adelino Ribeiro (PSL) e Elton Welter (PT).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo