Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

DER usa pedra de rio para conservar estrada

Julio Cesar Lima - Folha do Paraná
02 nov 2000 às 12:44

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os 80 quilômetros da PR-405, estrada de terra que liga Cacatu a Guaraqueçaba, no Litoral do Estado, estão sendo conservados com seixo (pedra) extraído dos leitos de rios que secaram. A nova técnica, inédita no País, começou a ser aplicada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e tem o apoio das entidades ambientais e outros órgãos oficiais. "Dessa forma não será mais necessário retirar o seixo dos leitos dos rios (que ainda têm água), como é feito atualmente", disse Euclides Grando, coordenador do Grupo Integrado de Gestão Ambiental.

Para Grando, um dos aspectos mais importantes desse processo é a constante pesquisa para a descoberta de novas jazidas. Até agora foram localizados quatro locais, mas a área é propícia para encontrar novos locais com seixos. "Levamos oito meses pesquisando antes de iniciarmos o trabalho e aos poucos conseguimos encontrar mais locais estratégicos", disse o coordenador.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O geólogo do DER, Rui Assad, explica que os custos para manutenção continuarão os mesmos. "O seixo que está sendo retirado é de boa qualidade. Como sistema alternativo o material utilizado corresponde à expectativa", disse ele, lembrando que mensalmente são utilizados 300 metros cúbicos de pedra para a manutenção do trecho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Os lugares usados para o fornecimento do seixo utilizado na rodovia são encontrados nas áreas próximas aos rios Tagaçaba de Cima e Serra Negra que somam uma reserva de cerca de 120 mil metros cúbicos de material.


A empresa Mineropar (Minérios do Paraná S/A), realizou no início da década de 90 uma avaliação na região de Guaraqueçaba, para localizar os principais depósitos de cascalho, que podem funcionar como alternativa para a conservação de estradas.

Segundo o diretor-técnico Marcos Vítor Dias, a região litorânea é rica nesse tipo de minério. "Os rios têm abundância deste material e sua extração não provoca nenhum dano ao ambiente, desde que seja feita com racionalidade", concluiu.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo