A partir desta segunda-feira (15), os desembarques na Rodoviária de Curitiba passarão a ser feitos no bloco dos fundos, onde já estão concentrados os demais serviços disponíveis no terminal. Os ônibus vão parar nas plataformas 45 a 50, que ficam na ponta externa do bloco dos fundos.
A mudança será feita em função do cronograma de obras, que entra agora em uma nova etapa. Com isso, nesta etapa de obras, não haverá qualquer serviço ou atendimento ao usuário no bloco da frente, conhecido como interestadual.
A operação de desembarque envolve, em média, cerca de 400 ônibus e 10 mil passageiros por dia. A mudança nesta segunda-feira não deverá representar maiores transtornos a quem chega à cidade de ônibus porque o desembarque será feito no mesmo local onde o cidadão encontra táxi, sanitários, lanchonetes, informações, fiscalização, plataformas de embarque e guichês de compras de passagens de empresas estaduais e interestaduais.
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Em torno de 30 mil pessoas passam, por dia, pelo complexo da Rodoferroviária. São perto de 20 mil passageiros (embarque e desembarque), funcionários das empresas e lojas, usuários do transporte que procuram serviços na Urbs e turistas que viajam de trem para o litoral do Paraná.
Confira onde ficam os principais serviços oferecidos na Rodoviária:
Atendimento ao passageiro – Na administração da Rodoviária, no piso superior, perto da escada que fica ao lado do guichê da Viação Graciosa.
Informações – O posto de informações 24 horas fica na ponta externa, na saída de pedestre para a Av. Affonso Camargo. No bloco ferroviário, na entrada da Serra Verde Express também há um posto de atendimento ao turista. Fiscais da Urbs, do DER, ANTT, policiais e vigilantes também atuam na orientação e informações aos passageiros.
Polícia Militar – Posto 24 horas, no térreo, perto do guichê da Viação Garcia.
Farmácia – No piso superior, perto da escada próxima ao guichê da Viação Graciosa. Atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h40; domingos e feriados, das 8h às 21h40. Telefones (41) 3213-9477 ou 3213-9921.
Avisos e utilidade pública – O serviço pode ser acionado na administração da Rodoviária. Auxilia, por exemplo, na busca de pessoas ou objetos perdidos ou encontrados e demais avisos. Disponível das 6h à meia-noite. Telefone (41) 3320-3045.
Achados e perdidos – Fica na ala estadual, piso superior. Objetos ou documentos encontrados são recolhidos e registrados em livro próprio. Documentos não procurados, depois de uma semana são encaminhados à seção de achados e perdidos dos Correios. Já objetos encontrados, são guardados em depósito próprio por um período mínimo de 90 dias. Se não procurados no período, são encaminhados para doação à Fundação de Ação Social da Prefeitura de Curitiba.
Sanitários – Há sanitários nos pisos térreo e superior.
Trem ou de litorina – Serviço prestado pela Serra Verde Express. Fica no bloco ferroviário.