Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Curitiba

Desenvolvimento sustentável é o tema do Icons 2003

Bonde, com informações da Agência Brasil
27 out 2003 às 16:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Discutir a adoção de novos indicadores para a propriedade e qualidade de vida é o foco da Conferência Internacional sobre Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida (Icons – 2003), que começou nesta segunda-feira no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Paraná, em Curitiba.

O secretário especial do Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro, que abriu o ciclo de palestras, disse que uma das preocupações dos debatedores deve ser "reordenar o tecido social, esgarçado pelo desordenado e irresponsável desenvolvimento praticado globalmente nos últimos 40 anos". Para ele, não estamos vivendo apenas uma crise do capitalismo, "mas uma crise civilizatória".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o ministro, a crise no país se deve à grave distorção na captação de recursos pelos estados, que ele considera equivocada e destinada a atender a interesses de poucos. Ele também citou a apropriação desigual do conhecimento produzido pela ciência e tecnologia, que obedecem a interesses de alguns grupos privados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


O diretor adjunto do Centro para a Saúde e Meio Ambiente Global da Escola de Medicina de Harvard (EUA), Paul Epstein, disse que o desequilíbrio ecológico produzido no mundo foi responsável pelo surgimento de doenças transmitidas por vetores até então desconhecidos e pelo ressurgimento de enfermidades que já estavam controladas, como a malária.


Epstein citou o aquecimento global, o uso inadequado das águas subterrâneas, o derretimento das geleiras nos pólos e a emissão de poluentes como fontes de desequilíbrio da natureza com fortes reflexos na economia e na qualidade de vida.

Para os especialistas reunidos no evento, além dos indicadores econômicos, os índices ecológicos, culturais e de lazer também precisam ser considerados. Caso contrário, prevalecerá a visão distorcida, predominante hoje, e que dá uma falsa imagem do que seja o desenvolvimento das nações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo