Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entenda

Detran muda sistema de recurso de multas no Paraná

Redação Bonde com AEN
25 jun 2013 às 15:53

Compartilhar notícia

AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A partir de segunda-feira (1.º), o motorista que entrar com defesa de infração de trânsito no Paraná vai ter a penalidade suspensa imediatamente até o julgamento final do recurso. A resposta instantânea, quando for o caso e o pedido estiver dentro dos prazos, deve beneficiar principalmente moradores do interior do Estado, já que os trâmites e envio dos processos para a sede do Departamento de Trânsito do Paraná, em Curitiba, podem demorar até 15 dias.

A mudança ocorre com a adoção de novo sistema pelo Detran. "Esta adequação é prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro e é necessária para dar mais segurança e transparência aos processos. O sistema atual é anterior a 1998 e precisávamos de uma plataforma mais moderna, simples e com maior controle", explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. O modelo paranaense, conhecido como GIT – Gestão de Infrações de Trânsito, foi desenvolvido em parceria com a Companhia de Tecnologia Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A mudança no sistema de registro de autuações e protocolos de defesa, usado no gerenciamento de multas e pagamentos, vai acontecer nas instâncias estaduais e municipais: na Defesa Prévia, Junta Administrativa de Infrações (Jari) e no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran). Funcionários de todas as unidades de atendimento do Detran, municípios conveniados e dos seis Comandos Regionais da Polícia Militar já recebem curso de capacitação.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cinco meses

Polícia Militar salva bebê que estava sem respirar em Sarandi

Imagem de destaque
TRÁFICO

PRF apreende 171 toneladas de drogas neste primeiro semestre no Paraná

Imagem de destaque
SEQUESTRO

Homem é deixado em meio a plantação e tem veículo roubado em Apucarana

Imagem de destaque
Carga do Paraguai

PRF apreende 350 mil maços de cigarros de contrabando em Maringá


ALTERAÇÃO – Pelo sistema atual, o motorista apenas entrega a defesa ou recurso na sede do Detran em sua cidade e recebe um número de protocolo, sem abrir o processo. A partir do mês que vem, ele terá o atendimento no balcão, como nos processos de habilitação e veículos, por exemplo. A defesa é cadastrada e recebe um código de barras para rastreamento. O efeito suspensivo, quando cabível, é imediato e interrompe a cobrança de valores de multa e pontuação na CNH.

Na primeira semana, para evitar problemas e possíveis demoras, equipes de servidores vão reforçar o atendimento em Maringá, Londrina, Apucarana, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Cornélio Procópio. A previsão é que até o fim do ano os recursos de infração possam ser feitos pela internet. O sistema está em desenvolvimento e vai permitir ao usuário abrir e acompanhar os processos sem sair de casa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas