Os gaúchos Kleiton & Kledir farão dois shows em Curitiba, amanhã e domingo, no Teatro do Sesc da Esquina. Sucesso absoluto nos anos 80, os irmãos passaram uma longa temporada separados, mas voltaram a cantar e compôr juntos há cinco anos. Depois disso, já lançaram novos discos, venderam meio milhão de cópias e estão prestes a concluir mais um CD, previsto para o segundo semestre.
Canções de todas estas fases estarão presentes nos dois shows de Curitiba. Fazem parte do repertório composições próprias, como "Deu Pra Ti", "Nem Pensar", "Venus de Milo", "Trova", "Maria Fumaça", "Noite de São João", "Bry" e "Guri de Salvador"; e outras como "Tassy", de Giba Giba e Maria Betânia; "Canção da Meia Noite", de Zé Flávio; "Estrela Estrela", de Vitor Ramil, e outras.
A trajetória da dupla teve início em 1975, quando fundou o grupo Almôndegas, que chegou a lançar quatro discos. Como Kleiton & Kledir, os músicos gravaram seu primeiro disco em 1980. O sucesso foi imediato. Após uma avalanche de shows por todo o Brasil e execuções de suas canções em rádios, a dupla lançou em seguida mais cinco discos, sendo um em espanhol.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada
BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto
Educação do Paraná prorroga prazo para matrículas e rematrículas na rede estadual
Então veio o primeiro disco de ouro, seguido por shows e gravações em vários países da América Latina, Estados Unidos e Europa. No Brasil, vários intérpretes gravaram as composições de Kleiton & Kledir. Entre eles, Simone, MPB4, Fafá de Belém, Nara Leão, Fat Family, Emílio Santiago e Quarteto em Cy, entre outros.
No exterior, cantores como os argentinos Mercedes Sosa e Fito Paez e a portuguesa Eugenia Mello e Castro, também gravaram canções da dupla gaúcha.
No final dos anos 80, entretanto, eles resolveram se separar. Kleiton foi viver na França e Kledir ficou no Rio de Janeiro. Ambos gravaram discos solos e desenvolveram outros projetos artísticos. Em 1996, surpreenderam seus fãs com o retorno da dupla e o lançamento do disco "Dois", pela Som Livre, repleto de canções inéditas e novos arranjos para grandes sucessos.
Dois anos depois, teve início a elaboração do CD "Sul". Completamente gaúcho, o disco conta com clássicos do cancioneiro do Sul. Nas faixas, a mais moderna tecnologia aparece misturada aos seus violões, violinos, acordeons e outros instrumentos. O repertório conta ainda com temas folclóricos e músicas que os irmãos ouviam em sua infância gaúcha.
Agora, Kleiton & Kledir estão em pleno vapor na etapa de finalização de um novo CD, que tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.
Serviço: A dupla Kleiton & Kledir se apresenta em Curitiba neste sábado, às 20h30, e no domingo, às 18 horas, no Teatro do Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969). Haverá participação especial do coral Brasileirinho. O preço dos ingressos é R$ 15,00 e R$ 12,00 (antecipados). Maiores informações pelo fone 41-322-6500, ramal 351.