O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de Dezembro, será comemorado em Curitiba com seminários, atividades culturais e uma grande ação de prevenção, na Boca Maldita, às 11h.
O ponto alto será o desenrolar de um banner de lona, de 20 metros de comprimento, a partir do 12º andar do Edifício Tijucas, por uma equipe de rapel. O banner traz o laço vermelho, o símbolo mundial da luta contra a aids, aplicado em vinil.
A equipe de rapel que vai desenrolar o banner será auxiliada por policiais do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é comemorado desde 1988, em 140 países do mundo, como forma de combater o preconceito e divulgar ações preventivas.
Leia mais:
Cachorrinha com cinco filhotes para viatura da Polícia Civil e pede ajuda em Curitiba
Semana começa com 20,8 mil vagas de emprego no Paraná
Ceasa espera vender 4% a mais neste fim de ano em relação a dezembro de 2023
Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq
Na Boca haverá também distribuição de material informativo sobre controle e prevenção da aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. "A idéia é atrair a atenção da população sobre a importância da prevenção, estimulando as pessoas a realizarem o teste do HIV, que pode ser feito gratuitamente em todas as 105 unidades de saúde da cidade", explica a coordenadora municipal de DST/Aids, Mariana Thomaz.
De acordo com a orientação da Unaids, órgão das Nações Unidas para o combate à aids, o laço vermelho será colocado também na réplica da Estátua da Liberdade em frente à Loja Havan, na BR-116. A Unaids recomenda a colocação do símbolo da luta contra a aids em grandes monumentos das cidades ao redor do mundo que comemoram o 1º de Dezembro.
No dia 1º, das 8h30 às 11h, acontece também um seminário técnico, no Sesc da Esquina, dirigido a pais, alunos e adolescentes dos 14 estabelecimentos de ensino que fazem parte do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Serão duas palestras: "Adolescer é Legal", com a médica Júlia Cordellini, coordenadora do Programa Adolescente Saudável, e "De Bem com a Vida", com a professora Carolina Martins, da Faculdade Evangélica.
Neste domingo, das 13h às 18h, o Clube de Mães União Vila das Torres comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids com apresentação de bandas, teatro e palestras. Todos os temas abordados estarão relacionados à aids e doenças sexualmente transmissíveis. A programação deve envolver 3 mil pessoas da comunidade local.