No total, 86 quadras terão o trânsito interrompido para carros na próxima segunda-feira, em Curitiba. A campanha "Dia sem carro", que acontece em outras 50 cidades brasileiras, quer incentivar as pessoas a utilizarem outros meios de transporte, como a bicicleta e o ônibus (leia a matéria).
Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Cassio Taniguchi exibiu seu cartão-transporte, que ele promete usar na linha Interbairros I para ir ao trabalho. "Essa vai ser a minha chave do carro nessa segunda-feira", disse ele.
Será a primeira vez que Curitiba participa do "Dia sem carro", movimento que nasceu na cidade francesa de La Rochelle, há seis anos. No Brasil, a campanha foi introduzida em 2001 pela organização não-governamental Instituto RuaViva, que pesquisa a mobilidade sustentável nas cidades. A adesão dos motoristas nas cidades participantes tem sido, em média, de 30%.
Leia mais:
MPPR denuncia técnico de enfermagem suspeito de abuso sexual contra paciente
Cambé promove mutirão de limpeza contra a dengue na região do Novo Bandeirantes neste sábado
Zezé di Camargo e Luciano, Sorriso Maroto e Gustavo Mioto estão entre as atrações do Verão Maior Paraná
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Segundo a prefeitura, a principal ação em Curitiba será a delimitação de uma área de 72 quadras do centro da cidade onde não vão circular veículos individuais durante o dia todo. São as quadras paralelas ao calçadão da Rua XV de Novembro e o entorno da Praça Tiradentes.
Nessas ruas haverá programação recreativa, shows de música, apresentações de teatro e distribuição de mudas de plantas fitoterápicas. Nas Praças Osório, Tiradentes e Zacarias estarão montadas exposições especiais contando a história de cada uma delas.
Agentes da Diretran vão orientar os motoristas que circulam próximo às 72 quadras do bloqueio no Centro. Serão colocadas faixas em pontos estratégicos para mostrar quais são os caminhos alternativos e desvios.
Táxis, ambulâncias, carros de policiais e outros veículos de serviços de emergência terão passagem liberada. Segundo a Urbs, empresa que administra o transporte na capital, ninguém será multado, porque a adesão será "espontânea".
Alguns pontos fora do Centro também terão restrição de trânsito, nas regionais do Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo e Portão. Nessas áreas serão, no total, 14 quadras bloqueadas à passagem de carro, com atividades recreativas organizadas pelo comércio e entidades locais.
Em parceria com a Petrobrás e algumas faculdades, a prefeitura vai fazer a medição da poluição atmosférica, sonora, bandas de calor e volume veicular antes e depois de segunda-feira.
O aparelho medidor de poluição será instalado na quinta-feira, no calçadão da Rua XV, entre as ruas Dr. Muricy e Marechal Floriano Peixoto.