O número de solicitações e de apreensões de cães ferozes vem caindo em Curitiba nos últimos quatro anos. A informação tem como base números do Serviço de Atendimento a Cães Ferozes (Sacaf), que é operado pela Secretaria de Defesa Social e atende as ocorrências registradas através do telefone 153.
Em 2008, foram registrados 2.349 atendimentos e 420 apreensões. No ano seguinte, os registros caíram, respectivamente, para 2.142 e 450. No ano passado, 1.939 atendimentos e 353 apreensões. Em 2011, nos primeiros nove meses, 1.371 atendimentos e 299 ocorrências.
De acordo com um dos coordenadores do setor de estatística da Defesa Social, Anderson Artur Cardoso, a queda é resultado de um sistema de triagem adotado pelo Sacaf. "Quando a população entra em contato e pede o atendimento, mandamos uma viatura verificar a ocorrência. Caso seja comprovado que o cão é de raça perigosa e, de fato, é uma ameaça à população, mandamos a unidade de recolhimento", explica.
Leia mais:
Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda
Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira
Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola
Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão
Bairros – Em 2011, o bairro Boa Vista lidera o ranking de ocorrências relativas a cães ferozes, com 227 atendimentos. Em seguida aparecem o Cajuru (167), Boqueirão (164), Pinheirinho (159), Portão (152) e Santa Felicidade (138).
Controle – Além do Sacaf, a Prefeitura de Curitiba, através da Rede Municipal de Defesa e Proteção Animal, mantém outros serviços de atendimento aos animais e proprietários.
Entre eles, a microchipagem de animais domésticos.Um microchip é implantado no dorso do animal, com todas as informações do bicho, incluindo dados do proprietário.
Outra atividade da Rede é o teatro de bonecos, explicando temas relacionados à posse responsável de animais.
A Prefeitura mantém ainda, em parceria com a Universidade Federal (UFPR), o ônibus "Castramóvel", unidade que faz cirurgias de castração de animais. O ônibus conta com equipamentos necessários para realização de cirurgias e local apropriado para os animais ficarem após o procedimento.
Tanto a microchipagem como o Castramóvel atendem nas feiras Amigo do Bicho, que são organizadas periodicamente pela Prefeitura. O último evento aconteceu no dia 12 de outubro na praça Alfredo Hauer, na Vila Hauer.