Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nos últimos quatro anos

Diminuem ocorrências com cães ferozes em Curitiba

Redação Bonde com SMCS de Curitiba
27 out 2011 às 14:14

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O número de solicitações e de apreensões de cães ferozes vem caindo em Curitiba nos últimos quatro anos. A informação tem como base números do Serviço de Atendimento a Cães Ferozes (Sacaf), que é operado pela Secretaria de Defesa Social e atende as ocorrências registradas através do telefone 153.

Em 2008, foram registrados 2.349 atendimentos e 420 apreensões. No ano seguinte, os registros caíram, respectivamente, para 2.142 e 450. No ano passado, 1.939 atendimentos e 353 apreensões. Em 2011, nos primeiros nove meses, 1.371 atendimentos e 299 ocorrências.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com um dos coordenadores do setor de estatística da Defesa Social, Anderson Artur Cardoso, a queda é resultado de um sistema de triagem adotado pelo Sacaf. "Quando a população entra em contato e pede o atendimento, mandamos uma viatura verificar a ocorrência. Caso seja comprovado que o cão é de raça perigosa e, de fato, é uma ameaça à população, mandamos a unidade de recolhimento", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Grandes volumes de chuva

Defesa Civil do Paraná alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda

Imagem de destaque
Última chance

Matrículas da rede estadual do Paraná para 2025 encerram nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Noroeste

Motorista morre e passageiro se fere em capotamento em Pérola

Imagem de destaque
Cinco feridos

Passageiro de van morre em colisão contra base de concreto em Engenheiro Beltrão


Bairros – Em 2011, o bairro Boa Vista lidera o ranking de ocorrências relativas a cães ferozes, com 227 atendimentos. Em seguida aparecem o Cajuru (167), Boqueirão (164), Pinheirinho (159), Portão (152) e Santa Felicidade (138).

Publicidade


Controle – Além do Sacaf, a Prefeitura de Curitiba, através da Rede Municipal de Defesa e Proteção Animal, mantém outros serviços de atendimento aos animais e proprietários.


Entre eles, a microchipagem de animais domésticos.Um microchip é implantado no dorso do animal, com todas as informações do bicho, incluindo dados do proprietário.

Publicidade


Outra atividade da Rede é o teatro de bonecos, explicando temas relacionados à posse responsável de animais.


A Prefeitura mantém ainda, em parceria com a Universidade Federal (UFPR), o ônibus "Castramóvel", unidade que faz cirurgias de castração de animais. O ônibus conta com equipamentos necessários para realização de cirurgias e local apropriado para os animais ficarem após o procedimento.

Tanto a microchipagem como o Castramóvel atendem nas feiras Amigo do Bicho, que são organizadas periodicamente pela Prefeitura. O último evento aconteceu no dia 12 de outubro na praça Alfredo Hauer, na Vila Hauer.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo