A pedagoga Gleyde Pereira F. Bono, diretora da Escola Estadual Consolidada Novo Horizonte, de Nova Londrina (Noroeste do Paraná), uma das 12 finalistas nacionais do Prêmio Referência em Gestão Escolar/2001, vai passar dez dias na Inglaterra, em uma viagem de estudos patrocinada pelo Conselho Britânico e Fundação Ford.
O prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela diretora à frente de uma escola consolidada – ela comanda, no mesmo prédio, a Escola Municipal Santa Mônica e a Escola Estadual Novo Horizonte.
A viagem de intercâmbio, coordenada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), vai permitir que Gleyde e outros cinco diretores de escolas públicas do Brasil conheçam de perto o sistema educacional britânico. Os demais seis finalistas vão em uma viagem semelhante para os Estados Unidos, com patrocínio da Embaixada Americana. As viagens acontecem de 16 a 27 de novembro.
Leia mais:
Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná
Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é um instrumento de avaliação das escolas, que tem o objetivo de melhorar a gestão e a qualidade do ensino. Ao todo, concorreram ao Prêmio Gestão 2.773 escolas de todo o país. Vinte e seis foram selecionadas pelos Comitês Estaduais de Avaliação e o Comitê Nacional indicou os doze finalistas.