O Paraná fechou os primeiros meses do ano com o dobro de números de empregos formais registrados em todo ano passado. Conforme detalhamento divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério do Trabalho, o Estado criou nos primeiros oito meses do ano 125 mil novos empregos com carteira assinada. Em todo ano de 2003, foram 62 mil.
No acumulado do ano, o Paraná figura em terceiro lugar, posição também considerada positiva já que o Estado é o sexto em população do país. Entre os Estados do Sul, o Paraná mantém uma liderança há vários meses. Com os números, o Paraná já é responsável neste ano por 525 mil empregos formais e informais.
Os dados, baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam que o Estado está gerando uma média de 783 empregos formais ao dia, considerando-se os 20 dias úteis do mês. Refletem ainda o que aponta a pesquisa sobre desemprego do Ipardes-IBGE. Segundo a pesquisa, a Região Metropolitana de Curitiba está com uma taxa de desemprego de 8,9%. A média nacional é calculada em 11,2%.