Um novo estudo revela que o mercado de e-mail marketing movimentará mais de US$ 1 bilhão até 2003, tornando o contato via correio eletrônico uma peça importante nos esforços de publicidade e de relacionamento com os clientes das companhias norte-americanas. Segundo o Aberdeen Group, a automação de marketing via e-mail já é um dos segmentos que apresenta crescimento mais rápido dentro das estratégias de gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM), com um incremento de 270% entre 1999 e 2000.
A pesquisa aponta que os maiores benefícios do e-mail marketing são simplicidade, boa relação custo/benefício e fortalecimento da retenção de clientes. Embora o trabalho revele um grande crescimento do mercado de e-mail marketing, o Aberdeen Group também alerta para o fato de que muitas fusões e aquisições devem caracterizar o setor nos próximos anos, sobretudo entre as empresas que fornecem tecnologia para viabilizar as estratégias de marketing via correio eletrônico. Exemplo disso são as recentes aquisições que a DoubleClick tem feito para fortalecer sua liderança nesse campo do marketing online (ver matéria relacionada, abaixo).
De acordo com o Aberdeen Group, a falta de capital levará muitas empresas a buscar parcerias e fusões. Paralelamente, uma demanda cada vez maior por ferramentas de e-mail marketing com tecnologias sofisticadas também deve ajudar a concentrar o mercado nas mãos de poucos players mais bem preparados.
Leia mais:
Athletico tem fim triste e é rebaixado no ano do centenário
Atraso nas concessões deteriora malha rodoviária em todo o Paraná
Alto volume de chuvas causa estragos em oito municípios no Paraná
Parceiro da Escola: em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública
< Leia mais>Terra passa iG em maio, diz Media Metrix