Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Obras

Edital para duplicação da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra, é lançado

Redação Bonde com AEN-PR
13 ago 2021 às 11:56
- Reprodução/DER-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O edital da obra de restauração e duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e o distrito de Lerroville, pertencente a Londrina, foi lançado nesta sexta-feira (13). O custo estimado da obra é de R$ 217.311.082,20.


Pelo edital, as empresas interessadas devem protocolar suas propostas até o dia 21 de setembro, com a abertura das propostas de preços sendo realizadas no dia seguinte, às 14 horas, no auditório do DER/PR em Curitiba.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27,07 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, onze retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não é brincadeira

Mulher é demitida por justa causa por ter sido racista com colega de trabalho no PR

Imagem de destaque
Alerta de golpes

Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS

Imagem de destaque
Luta pela preservação

Paraná reconhece dívida histórica com os povos indígenas

Imagem de destaque
Mudanças no cardápio

Lei que estimula peixe na merenda do Paraná deve beneficiar produtores independentes


Será implantada uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60 m cada em sentido único e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m ou 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.

Publicidade


Segundo o Executivo do Estado, o prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.


A elaboração do projeto integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e os recursos da obra são do programa Avança Paraná.


A duplicação entre Mauá da Serra e o distrito de Irerê vai se encontrar com outra duplicação, concluída em março de 2021, entre Irerê e Londrina.

Além de duplicar 15,8 quilômetros da rodovia, a obra incluiu uma trincheira no acesso para Irerê, dois viadutos na interseção Coroados e dois viadutos na interseção Cegonhas, alargamento da ponte sobre o Ribeirão dos Apertados e uma ponte nova no local, duas novas pontes sobre o Ribeirões Três Bocas e Cafezal, e quatro pontes nos Ribeirões Cafezal e Três Bocas, nas marginais da rodovia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade