A Secretaria de Educação inicia já o planejamento para a adoção do ensino fundamental de 9 anos a partir de 2008. A mudança deveria ter ocorrido já este ano, mas o Governo do Estado prorrogou o prazo por conta da polêmica criada e, principalmente, de medidas judiciais que asseguraram aos pais o direito de matricular no 1º ano as crianças que completariam 6 anos até dezembro.]
O projeto inicial, previa a implantação do ensino fundamental de 9 anos, sendo cinco a cargo dos municípios e quatro do Estado, com a aceitação de matrículas na 1ª série apenas para as crianças que completassem 6 anos até o mês de março.
"Mesmo com a prorrogação, os municípios precisam se adequar para receber essa leva de estudantes ano que vem", explicou a secretária de Educação, Cleusa Forastieri, na reunião de planejamento que manteve em Gabinete com o prefeito Adelino Margonar e outros secretários nesta quarta-feira (09). "É a primeira reunião de trabalho, mas devemos estar com todos os detalhes acertados até o final do ano", acrescentou a secretária.