A Secretaria Estadual de Ensino (Seed) tenta de todas as maneiras atingir a meta de matrículas inicialmente prevista para o Paraná. A Seed divulga hoje lista das escolas de Curitiba que ainda possuem vagas para o ensino fundamental, médio, supletivo e Educação Especial. Na primeira etapa das matrículas - que encerrou na última sexta-feira - as escolas da Capital registraram 200 mil vagas preenchidas. A expectativa é chegar a 215 mil matrículas efetuadas. Em todo o Estado, a Seed espera preencher 2,5 milhões de vagas. Mas somente no próximo dia 15, a secretaria vai ter o balanço parcial de quantas matrículas já foram feitas no Paraná.
A estimativa é que 95% das vagas sejam preenchidas antes mesmo da entrada em vigor do disque-matrícula, que vai funcionar entre 24 e 31 de janeiro para atender os remanescentes. No primeiro período das matrículas - que ocorreu entre 16 de novembro e 1º de dezembro - não houve nenhum contratempo, segundo informou a Seed. "Tudo ocorreu conforme o esperado", reforçou o superintendente de gestão da infraestrutura da Seed, Gerson Satio Ida. Ele classificou como "desnecessárias" as filas que se formaram em algumas escolas para garantir a vaga dos alunos. "Tem vaga para todos", enfatizou.
O balanço das matrículas que já foram feitas está sendo realizado pela Seed desde o último 2 de dezembro. Com os números, a secretaria pretende traçar metas para atender a demanda em determinadas regiões. A Folha apurou que, por falta de vagas, existem 21 escolas no Estado que oferecem turnos intermediários para atender a demanda de alunos.
Leia mais:
Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
A Seed informou que esse montante representa apenas 1% do total de 2.160 estabelecimentos de ensino da rede estadual no Paraná. Ainda assim, cerca de 7,5 mil alunos paranaenses precisam enfrentar horários insólitos - como das 15h30 às 18h30 - para estudar. A Seed quer solucionar o problema até o primeiro semestre do ano que vem, inaugurando 31 escolas.
Por enquanto, 2,1 milhões de alunos - de um total previsto de 2,5 milhões - já estão matriculados. Até o final de dezembro, as matrículas podem ser feitas nas escolas que ainda restam vagas. É possível, segundo a Seed que os alunos que deixaram para se matricular no primeiro período não encontrem vagas nas escolas que escolherem. Os remanescentes vão ter que se adaptar a lista das escolas que ainda têm vagas.
A Seed ainda não definiu o calendário escolar para o ano letivo de 2001, mas já apresentou quatro opções com a data de início das aulas (12, 14 ou 19 de fevereiro ou 1º de março) para que as escolas escolham a melhor alternativa.