A prefeitura de Curitiba lançou nesta terça-feira (13), na Escola Municipal Mirazinha Braga, no bairro Bom Retiro, o programa Defesa Civil na Educação - Conhecer para Prevenir. O programa capacitará servidores da rede municipal de ensino para identificar situações de emergência e ações preventivas nas escolas, creches e outros equipamentos da rede.
Outra prioridade do programa é que os alunos sejam também agentes mirins. "O programa também irá trabalhar na formação do aluno tornando-o um agente mirim e multiplicador das questões sobre defesa civil, dentro da sua casa ou da comunidade", explicou o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos.
O programa, coordenado pela Secretaria Municipal da Defesa Social, será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal da Educação com diretores, professores, educadores e funcionários das creches municipais (Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs), Centros Municipais de Aprendizado Especializado (CMAEs) e Escolas Municipais de Curitiba. No treinamento, estes profissionais passarão por diversas situações simuladas de emergência, aprimorando seus conhecimentos para identificar e resolver uma situação de emergência.
Leia mais:
Vice-governador entrega residencial com 240 unidades em Londrina
Filme de ficção científica será rodado no final de novembro em Maringá
Operação de combate a incêndios do Paraná termina: 2024 já teve o dobro de ocorrências de 2023
Minha Casa Minha Vida autoriza a construção de 1.282 casas para 44 cidades do Paraná
O primeiro módulo - Noções Básicas em Defesa Civil - será levado nesta primeira fase simultaneamente a 18 unidades da rede municipal de ensino nas nove administrações regionais e seus profissionais. Em seguida o programa será levado para as 450 unidades da rede. Em 2005 foi desenvolvido na regional Matriz um projeto piloto. O programa Defesa Civil na Educação integra as ações da Secretaria Municipal da Defesa Social para ampliar a proteção e a segurança do cidadão.